Pronunciamento de Esperidião Amin em 18/05/2021
Discussão durante a 47ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador Casildo Maldaner.
Manifestação de pesar pelo falecimento do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
Pedido para deliberação do Requerimento nº 958, de 2021, que requer realização de sessão especial destinada a homenagear o bicentenário de Fritz Müller.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador Casildo Maldaner.
-
HOMENAGEM:
- Manifestação de pesar pelo falecimento do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
-
HOMENAGEM:
- Pedido para deliberação do Requerimento nº 958, de 2021, que requer realização de sessão especial destinada a homenagear o bicentenário de Fritz Müller.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/05/2021 - Página 58
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CASILDO MALDANER, EX SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX PREFEITO, SÃO PAULO (SP).
- SOLICITAÇÃO, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, SENADO, PAUTA, ORDEM DO DIA, REQUERIMENTO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, PROFESSOR, MATEMATICA, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu ocupo aqui, neste momento, o microfone para, em primeiro lugar, fazer um agradecimento a todos os Senadores que, como eu, manifestaram aqui o seu sentimento de pesar pela morte do nosso ex-Senador Casildo Maldaner, ex-Governador do Estado.
Eu reitero aqui o meu registro de que, apesar de termos sido adversários, em alguns momentos até adversários ferrenhos, não perdemos a possibilidade de nos tornar amigos. E quero registrar que, além de ser um homem simpático, amigo, ele tinha um excelente humor.
Santa Catarina perde com isso um político de destaque, e eu quero expressar publicamente aquilo que fiz hoje, pessoalmente, quando do seu velório na nossa Assembleia Legislativa de Santa Catarina. E agradecer também a todos aqueles que, de outros Estados, tinham relação de amizade com ele, foram seus colegas, e a todos os Senadores e Senadoras que perfilam nesse sentimento de solidariedade.
E complemento aqui com a reiteração do meu sentimento de pesar por tantas mortes, especialmente aquelas por Covid, mas também manifesto ao povo de São Paulo – cidade em que já morei, por um ano, 1964, quando estudava no Colégio Rio Branco, e é uma cidade de uma importância tal que todos nós somos um pouquinho paulistanos – o nosso sentimento de pesar pela perda do Prefeito Bruno Covas.
Aproveito ainda a oportunidade, Presidente, não sei se estou sendo inoportuno, porque apresentei um requerimento no dia 5 de março para pautar para março do ano que vem a realização de uma sessão especial para homenagear o Bicentenário de Fritz Muller. Gostaria que V. Exa. o colocasse em pauta, salvo se achar que deve deixar para o segundo semestre, mas eu já faço o pedido hoje. Não quero antecipar a fila, mas, como essa celebração é em março do ano que vem, eu achei que quanto mais cedo fizesse esse pedido melhor.
O Requerimento é nº 958, de 2021, e, para que o senhor tenha uma ideia desse personagem que nasceu na Alemanha, mas viveu em Florianópolis e Blumenau, ele era um interlocutor de Charles Darwin. E Darwin tinha por ele um tal apreço que costumava dizer: "O que o Fritz Muller disser eu assino", mais ou menos isso, mal traduzindo a confiança que um depositava no outro. Acho que vai ser um bom momento, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está engajada. Eu, inclusive, apresentei emenda, a Deputada Ângela Amin também, para prestigiar esse evento, que significa apreço pela ciência, pela biologia. E acho que vai ser um bom momento para o Senado, se Deus quiser, com o nosso Fundo de Ciência e Tecnologia vicejando.
E aqui, em Florianópolis, temos Comissões que estão cuidando disso, e também em Blumenau, onde ele igualmente viveu.
Muito obrigado.