Pronunciamento de Izalci Lucas em 26/05/2021
Discussão durante a 55ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Considerações sobre compras de materiais hospitalares, medicamentos e testes para Covid-19 realizadas pelo Governo do Distrito Federal (DF) e sobre a operação da Polícia Federal denominada Falso Negativo.
- Autor
- Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
- Considerações sobre compras de materiais hospitalares, medicamentos e testes para Covid-19 realizadas pelo Governo do Distrito Federal (DF) e sobre a operação da Polícia Federal denominada Falso Negativo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/05/2021 - Página 32
- Assunto
- Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
- Indexação
-
- COMENTARIO, AQUISIÇÃO, MATERIAL HOSPITALAR, TESTE, MEDICAMENTOS, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, CORRELAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), CONVOCAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADOS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Presidente, nós, do Congresso Nacional, simplificamos o processo de compras, de licitação de material hospitalar, de medicamentos, de testes. Aqui no DF foram superfaturados e de baixa qualidade.
É oportuno, Presidente, ressaltar que, além dos prejuízos financeiros aos cofres públicos, houve igualmente um dano imensurável por conta desse esquema criminoso. Por certo, a doença não foi tratada. Sabe-se lá quantas vezes pessoas foram enganadas pelo falso negativo dos testes de baixa qualidade. Isso pode ter provocado a morte de muita gente. Pessoas foram enganadas pelos testes fraudulentos em razão da ganância, da desonestidade, da maldade das pessoas corruptas.
Eu indago... Aliás, indagado o Governador sobre isso, sobre a Operação Falso Negativo, ele simplesmente classificou o episódio como mero incidente.
Hoje, houve operação da Polícia Federal em Brasília, no Tribunal de Contas, relacionada ao falso negativo. Foram quase R$3 bilhões repassados – o próprio tribunal também fez auditoria.
E hoje nós aprovamos a convocação de nove Governadores e mais alguns requerimentos. A indagação hoje é se vão comparecer ou não. Ora, é a grande oportunidade que todos os Governadores têm de colocar luz no seu processo de aquisição, de comportamento, de ação com relação à pandemia.
Mas temos já documentos suficientes, no caso do DF – com certeza, deve haver também em outros Estados. Aqui, em especial, a Câmara Legislativa, que tem o papel, a obrigação de fazer a apuração, a fiscalização, a CPI, não o fez, já pela segunda vez. Agora, parece que recorreram ao Supremo. E como foi exatamente o que aconteceu na CPI da Covid, como instrumento da Minoria, ela foi instalada, o que vai acontecer também, provavelmente, na Câmara Legislativa.
Mas é lamentável que pessoas utilizem realmente essa simplificação, por nós aprovada aqui, e possam ter utilizado essas ferramentas para ganho com recurso público, desvio de recurso público. É lamentável!
Agradeço, Presidente.