Presidência durante a 54ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, oportunidade na qual foi discutida a evolução do combate à pandemia da Covid-19. Preocupação em relação às novas variantes do vírus e à possibilidade de uma terceira onda.

Autor
Rodrigo Pacheco (DEM - Democratas/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações sobre visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, oportunidade na qual foi discutida a evolução do combate à pandemia da Covid-19. Preocupação em relação às novas variantes do vírus e à possibilidade de uma terceira onda.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2021 - Página 32
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), DISCUSSÃO, EVOLUÇÃO, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PREOCUPAÇÃO, VARIANTE, VIRUS.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MG) – Obrigado, Líder Izalci Lucas. E me permito, face ao ensejo da sua fala, Líder Izalci, dizer que, na manhã de hoje, eu recebi a visita do Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, quando discutimos a evolução do combate à pandemia. E há, realmente, uma enorme preocupação em relação às variações do vírus, em relação à perspectiva de uma terceira onda, de um novo pico e de um agravamento muito considerável da doença, de modo que é muito importante haver ações do Governo, do Congresso, mas sobretudo dos cidadãos brasileiros.

    É evidente que precisa aumentar muito a testagem – ou seja, quanto mais testes de coronavírus feitos na população, melhor será o diagnóstico –, o isolamento imediato daquele que esteja infectado e a liberação daquele que não esteja. Portanto, é uma lógica importante e estabelecida pelo próprio Ministro da Saúde a de um investimento muito acentuado na testagem da população brasileira neste momento de necessidade e de busca da contenção da terceira onda. O segundo é a ampliação da escala de vacinação. E há uma grande perspectiva da aprovação da vacina da Índia, Covaxin, pela Anvisa, de modo que nós teríamos também o acréscimo dessa possibilidade de vacina à população brasileira, fora a preparação do sistema de saúde para abrigar novos infectados que venham a ter um agravamento do seu quadro de saúde.

    Mas é fundamental, e conversamos sobre isso na manhã de hoje, que haja, por parte de cada cidadão e cidadã brasileira, a consciência de que nós temos que continuar com as precauções de uso de máscara, de não contato físico, de higienização das mãos, do uso do álcool gel e que não promovam e não participem de aglomerações. Nada mais contraproducente e ilógico hoje que, no momento em que nós precisamos fazer a contenção da doença, haver aglomerações, seja para qual finalidade for. Não há razoabilidade para isso, de modo que essa comunhão de esforços que nós estamos buscando fazer no Governo Federal, no Congresso Nacional, com as instâncias de Poder, depende muito da contribuição da sociedade brasileira com essa consciência de enfrentamento à pandemia. Então, muito bem colocado por V. Exa. esse tema.

    E, quanto ao requerimento inicial de V. Exa., submeteremos amanhã o projeto de resolução à pauta do Senado para a criação da frente parlamentar à qual V. Exa. se referiu.

    Muito obrigado, Líder Izalci Lucas.

    O próximo orador inscrito é o Senador Paulo Paim, e, na sequência, vamos encerrar a votação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2021 - Página 32