Discussão durante a 54ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Homenagem em razão do Dia Nacional da Indústria. Considerações sobre o trabalho desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Autor
Lasier Martins (PODEMOS - Podemos/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem em razão do Dia Nacional da Indústria. Considerações sobre o trabalho desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2021 - Página 39
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, INDUSTRIA, TRABALHO, FEDERAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PRODUÇÃO, PRODUTO, PROTEÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - RS. Para discutir.) – Muito obrigado, Presidente.

    Eu quero também saudar o Dia Nacional da Indústria, a exemplo do que fez V. Exa., agora há pouco, inclusive referindo-se a algumas federações de indústrias do Brasil.

    É lugar comum dizer-se que a indústria é o carro-chefe da economia. E é verdade, porque ali é onde se promove a indústria como um todo, pela transformação de matérias-primas.

    Eu quero também, nessa linha, destacar a Federação do Rio Grande do Sul, a Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), muito bem conduzida pelo seu Presidente Gilberto Petry.

    Aqui no Sul, praticamente não houve desabastecimento de nada nos supermercados porque as indústrias estão funcionando. Não tem havido solução de continuidade, o que é um mérito e o reconhecimento da competência de nossas indústrias através de providências protetoras dos trabalhadores. Assim, nós temos a quase normalidade completa nas linhas de produção nas fábricas do Rio Grande do Sul, a tal ponto que os consumidores não têm sido prejudicados. Inclusive, alguns artigos extremamente demandados, o que não era comum, não têm faltado. Por exemplo, as indústrias têm produzido, em larga escala, os produtos que procuram proteger da pandemia: as máscaras, as luvas, o álcool em gel. Nada disso tem faltado.

    Então, no Dia Nacional da Indústria, é justo que se faça esse destaque. É um setor da vida nacional, da vida econômica, da vida produtiva que está indo muito bem, apesar da funesta pandemia que nos abala e que causa tantas perdas humanas e materiais. A nossa indústria, como um todo, no Brasil – e digo muito particularmente da indústria do Rio Grande do Sul –, está indo muito bem, apesar das adversidades. Isso é um grande mérito que merece o nosso destaque.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2021 - Página 39