Discussão durante a 54ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao Estado do Piauí (PI) para inauguração da ponte estaiada, que integra Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA).

Autor
Elmano Férrer (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Considerações sobre visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao Estado do Piauí (PI) para inauguração da ponte estaiada, que integra Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA).
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2021 - Página 45
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • REGISTRO, VISITA OFICIAL, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TARCISIO GOMES DE FREITAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INFRAESTRUTURA, CONCLUSÃO, OBRAS, PONTE, INTEGRAÇÃO, SANTA FILOMENA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ALTO PARNAIBA (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), COMENTARIO, PRODUÇÃO AGRICOLA, GRÃO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PI. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu queria fazer um registro. E o faço o registro com muita honra, com muita satisfação, porque este registro traduz uma aspiração do povo piauiense, sobretudo dos Cerrados do Piauí.

    Eu estive, dia 20, quinta-feira passada, com o Presidente da República Bolsonaro, acompanhado do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que visitaram o Estado do Piauí bem como a ponte estaiada, ligando, unindo os dois Estados, ou seja, Santa Filomena, no Estado do Piauí, e Alto Parnaíba, no Estado do Maranhão. Essa uma ponte estaiada era um sonho, repito, de mais de 30 anos.

    Quanto aos grãos produzidos no Piauí, foram cinco milhões de toneladas no ano passado e neste ano, na safra 2019/2020/2021; e os Cerrados do Maranhão produziram 5,5 milhões de toneladas. Isso, dentro da grande região do Matopiba, que inclui os Estados do Piauí, do Maranhão, de Tocantins e da Bahia, que estão produzindo, que produziram, no último ano agrícola, 29 milhões de toneladas de grãos.

    É importante, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, porque, em junho de 2019, aqui estiveram o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas e o General Santos Filho, Diretor-Geral do Dnit, para assinar a ordem de serviço para construção desse sonho.

    E a obra, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, foi concluída em 20 meses! Isso é inusitado na construção civil do nosso País!

    Então, faço este registro ao tempo em que não se faz registro quando se trabalha neste País. O Presidente, a todo instante e a todo momento, é atacado, é criticado pelos seus procedimentos. E eu faço isto porque foi um compromisso que ele assumiu com as Bancadas do Piauí e do Maranhão e realizou esta integração: uma ponte de integração dentro do Matopiba.

    Então, queria fazer esse registro, um investimento altíssimo, para parabenizar o Presidente, o Ministro Tarcísio, o General Santos Filho, Diretor-Geral do Dnit.

    Ao mesmo tempo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, também quero me associar a todos os industriais do Piauí na pessoa do Presidente da Fiepi, Federação das Indústrias do Estado do Piauí, o ex-Deputado José Filho, que também é ex-Governador do Estado do Piauí.

    Na oportunidade, também cumprimento o conterrâneo de V. Exa., Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, o nosso Robson Andrade, que tem sido o marco do setor industrial do Brasil.

    Então, aproveito a oportunidade e cumprimento todos os industriais pelo transcurso do Dia da Indústria.

    Era só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2021 - Página 45