Pela ordem durante a 56ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Estado do Paraná (PR), conforme Requerimento nº 1613, de 2021.

Autor
Flávio Arns (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Estado do Paraná (PR), conforme Requerimento nº 1613, de 2021.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2021 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Matérias referenciadas
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JAIME LERNER, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), EX PREFEITO, CURITIBA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Pela ordem.) – Agradeço, Sr. Presidente.

    Eu quero requerer, em nome da Bancada do Paraná – Senador Alvaro Dias, Senador Oriovisto Guimarães e eu próprio –, nos termos do art. 208, inciso III, letra "e", e do art. 221, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Jaime Lerner, bem como a apresentação de condolências a seus familiares, ao Governo do Estado do Paraná e à Prefeitura Municipal de Curitiba.

    Na justificação, nós três colocamos o fato de que o Paraná perdeu, hoje, uma das personalidades mais importantes de sua história recente: o ex-Governador e ex-Prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, reconhecido mundialmente por seu trabalho na área de arquitetura e urbanismo, com projetos implantados em cidades de diversos países. Lerner deixa um legado de pioneirismo e inovação ao pensar em soluções para as cidades. No transporte coletivo, o modelo que implementou em Curitiba, na década de 1970, com as canaletas para a circulação exclusiva dos ônibus expressos, foi replicado por mais de 250 cidades ao redor do mundo. 

    Também idealizou obras arquitetônicas que se tornaram cartão postal da capital paranaense, como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e a Rua 24 Horas.

    Na área da sustentabilidade, foi pioneiro, ao implementar o programa Lixo que não é Lixo, que introduziu a separação do lixo orgânico do reciclável e concedeu a Curitiba o título de Capital Ecológica, nos anos de 1990. Parques urbanos passaram a compor a paisagem da cidade e são hoje espaços de lazer e bem-estar para os curitibanos e os turistas.

    Como Governador, sua visão foi fundamental para transformar o Paraná em polo industrial, principalmente na área automotiva e na promoção do turismo, como forma de geração de emprego e renda.

    Professor da nossa Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil, deixa um grande legado, admirado pelos profissionais de arquitetura e urbanismo, por pensadores e gestores que buscam soluções para os desafios urbanos e de sustentabilidade no nosso Planeta. Certamente, continuará influenciando as gerações futuras.

    Nossa gratidão a Jaime Lerner e nossa solidariedade à sua família e a todos que, como nós, admiramos a sua obra.

    Sala das sessões, 27 de maio, dia de hoje.

    Senador Alvaro Dias, Senador Oriovisto Guimarães e Senador Flávio Arns.

    Agradeço, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2021 - Página 13