Discussão durante a 56ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Registro de participação de S. Exa. no evento de lançamento de ciência e tecnologia por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Preocupação com o orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro de participação de S. Exa. no evento de lançamento de ciência e tecnologia por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Preocupação com o orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2021 - Página 63
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, EVENTO, SÃO PAULO (SP), LANÇAMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, INICIATIVA, FUNDAÇÃO, ASSISTENCIA, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, PREOCUPAÇÃO, ORÇAMENTO, MINISTERIO DA CIENCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI), FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (FNDCT).

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Presidente, eu quero registrar aqui, primeiro... Quem diria que nós pudéssemos, hoje, estar aqui em São Paulo, e participando, inclusive, das votações e da reunião o dia todo. Então, é só para dizer da importância da tecnologia.

    Eu vim agora para um evento, em São Paulo, onde houve um lançamento de ciência e tecnologia, através da Fapesp, de 580 milhões. O orçamento da Fapesp, hoje, é na faixa de 1,6 bilhão. É triste a gente ver o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, as dificuldades com relação ao investimento em ciência, tecnologia e inovação.

    Então, quero registrar aqui que tive o privilégio de participar deste evento. Amanhã estarei aqui também o dia todo buscando investidores para o Distrito Federal. Quero chamar a atenção dos meus colegas do DF. Brasília foi criada para ser uma cidade administrativa. Hoje, nós temos exatamente 3,2 milhões habitantes, com mais 2 milhões em volta. Portanto, a gente precisa mudar a matriz econômica do Distrito Federal. As pessoas, os investidores nacionais e internacionais, quando vão a Brasília, acham que é só a Esplanada. E Brasília é muito mais do que isso e, talvez, tenhamos hoje o maior quadro de desemprego do Brasil.

    Portanto, precisamos mudar a matriz econômica. As pessoas precisam entender que nós não podemos continuar vivendo em função do servidor público. Nós precisamos trazer investimentos tecnológicos, investimentos na área do conhecimento, que é a nossa vocação aí no Distrito Federal.

    Então, só para reforçar, quero pedir, já, ao Líder Eduardo Gomes. Aqui estavam todos os cientistas, pesquisadores aqui de São Paulo, no evento inclusive do CNPq e várias outras instituições, e é preciso reforçar: temos que resolver a questão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É lei. Nós não podemos fazer reunião do Congresso se não resolvermos a questão dos recursos. Há um compromisso do Governo de repor os recursos do fundo nacional e, sem esse fundo, a gente não consegue investir, realmente, lançar os editais e fazer pesquisa no Brasil.

    Era isso, Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2021 - Página 63