Discussão durante a 56ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Preocupação com as ameaças à democracia. Comentário sobre a participação de General do Exército em manifestação política.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
CONSTITUIÇÃO:
  • Preocupação com as ameaças à democracia. Comentário sobre a participação de General do Exército em manifestação política.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2021 - Página 64
Assunto
Outros > CONSTITUIÇÃO
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, AMEAÇA, DEMOCRACIA, COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, GENERAL DE EXERCITO, MANIFESTAÇÃO, NATUREZA POLITICA, DEFESA, RETORNO, ATIVIDADE, CONGRESSO NACIONAL.

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Para discutir.) – Rapidamente, para expressar uma preocupação grande que tenho nos dias de hoje sobre os momentos estranhos pelos quais passa o nosso País.

    Vejo com muita preocupação as ameaças à nossa democracia. Oficial da reserva que sou, do nosso Exército, fico chocado quando presencio um general da ativa desprezar o Regulamento Disciplinar do Exército e comparecer a uma manifestação política.

    Vejo com preocupação e como uma certa ameaça à nossa democracia a fragilidade do momento que vivemos pelas não reuniões presenciais do Senado e da Câmara.

    Sr. Presidente, a maioria dos Estados já está vacinando os professores, já está vacinando os policiais. Estamos terminando de vacinar todos os que têm comorbidades e já temos previsão, embora a vacinação caminhe devagar, só da Pfizer, para o segundo semestre, de 200 milhões de doses, temos várias outras vacinas que continuam chegando, de tal sorte que, com certeza, até o final do ano, a Nação estará livre dessa pandemia.

    Acho que, nessa altura do campeonato, Sr. Presidente, nós poderíamos pensar que o funcionamento do Poder Legislativo é também uma prioridade. Não estaríamos passando na frente dos mais idosos, não estaríamos passando na frente do pessoal da saúde, não estaríamos passando na frente de quem tem comorbidades e, com pouquíssimas vacinas, talvez mil ou duas mil doses, poderíamos vacinar o mínimo de funcionários necessário para o funcionamento do nosso Senado. Talvez cinco por gabinete – seriam 400. Os Senadores, na sua maioria, pela própria idade, já foram vacinados. Então, nem peço essas vacinas para os Senadores. Peço para um número mínimo de funcionários do Senado, o que permitiria o nosso funcionamento presencial quem sabe para agosto, Sr. Presidente.

    Acho que seria algo viável e é um apelo que eu deixo ao senhor.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2021 - Página 64