Discussão durante a 61ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de Mozart Vianna de Paiva, ex-Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

Preocupação com a possibilidade de estiagem na Região Sul. Considerações sobre os esforços para melhorar o desempenho da Defesa Civil no Estado de Santa Catarina (SC).

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Mozart Vianna de Paiva, ex-Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.
CALAMIDADE:
  • Preocupação com a possibilidade de estiagem na Região Sul. Considerações sobre os esforços para melhorar o desempenho da Defesa Civil no Estado de Santa Catarina (SC).
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2021 - Página 26
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, SECRETARIO GERAL, MESA DIRETORA, CAMARA DOS DEPUTADOS, MOZART VIANNA DE PAIVA.
  • PREOCUPAÇÃO, FALTA, AGUA, REGIÃO SUL, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA), MELHORIA, DEFESA CIVIL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu quero, em primeiro lugar, já que não pude usar da palavra ontem, me associar ao sentimento de pesar da Mesa pela perda do nosso querido Mozart. Também trago aqui meu testemunho da sua fidalguia, do seu espírito de servidor público, que sempre mereceu a nossa consideração, e agora essa consideração é transferida para todos os seus familiares.

    Mas desejo aqui trazer três pontos muito importantes para Santa Catarina e um deles para a Região Sul.

    O que trata da Região Sul é o meu apelo aos Senadores do Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Rio Grande do Sul para que nós perfilemos, trabalhemos juntos na busca de soluções junto ao Orçamento da União, especialmente junto à proposta orçamentária que receberemos a partir de agosto próximo, com vistas à reservação e conservação de água. O nosso problema cada vez mais recorrente e frequente decorre das estiagens.

    Em meio a cheias e enxurradas, nesses quatro Estados – especialmente o sul do Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul –, praticamente todos os anos nós temos Municípios que têm que declarar emergência em função de estiagem. O nosso problema não é que não chove durante um período de 12 meses, é a irregularidade crônica, que significa desestabilizar o suprimento de água tanto para a economia quanto, especialmente, para o consumo humano. Então, nós temos, recuperando o sentido da antiga Sudesul, que ter investimentos em reservação e conservação de água, para que a nossa economia e a nossa gente sofram menos.

    O segundo aspecto que motivou, inclusive, uma reunião da nossa bancada de Santa Catarina com o Governo do Estado, com o Governador do Estado, foi a continuação do nosso esforço para melhorar o desempenho da nossa Defesa Civil, em face dos inúmeros problemas climáticos, enchentes e tornados, que têm afetado Santa Catarina. Por exemplo, na região da Grande Florianópolis, hoje e há alguns dias, há suspensão dos serviços de energia elétrica por falta de uma linha de transmissão redundante no meio oeste catarinense.

    Esses três assuntos têm que dominar o esforço da bancada catarinense no Senado e na Câmara Federal, para que se consiga, junto ao Orçamento da União, o tratamento adequado para problemas reiterados e continuados da região e, no caso, do Estado de Santa Catarina.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2021 - Página 26