Discussão durante a 61ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul (MS) José Anselmo dos Santos, em decorrência da Covid-19.

Comentário sobre a busca por S. Exa. da disponibilização de doses da vacina Janssen ao Estado do Mato Grosso do Sul (MS), imunizante com prazo de validade curto. Busca de apoio político com o objetivo de que o Estado do Mato Grosso do Sul (MS) se torne caso de estudo com a imunização em massa de sua população.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul (MS) José Anselmo dos Santos, em decorrência da Covid-19.
SAUDE:
  • Comentário sobre a busca por S. Exa. da disponibilização de doses da vacina Janssen ao Estado do Mato Grosso do Sul (MS), imunizante com prazo de validade curto. Busca de apoio político com o objetivo de que o Estado do Mato Grosso do Sul (MS) se torne caso de estudo com a imunização em massa de sua população.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2021 - Página 31
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > SAUDE
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, SECRETARIO DE ESTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • COMENTARIO, BUSCA, APOIO, ESTUDO TECNICO, VACINAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Para discutir.) – Sr. Presidente, primeiramente quero agradecer a palavra que V. Exa. me disponibiliza e dizer que sempre as falas da Senadora Kátia Abreu nos empolgam e nos incentivam realmente a tocar adiante um projeto para o bem da sociedade.

    Parabéns, Senadora Kátia Abreu. Eu me orgulho-me de ser seu colega.

    Quero dizer a V. Exa. que gostaria que colocasse em ata um voto de pesar à família do ex-Secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul, ex-Conselheiro José Anselmo dos Santos, que recentemente faleceu, em função dessa maldita doença do coronavírus.

    E eu queria aqui, Sr. Presidente, alertar e colocar em xeque, em pauta, um assunto que chegou até mim pelo Secretário estadual de Saúde, e eu já dividi com a Bancada do Mato Grosso do Sul, da qual sou coordenador, no sentido de busca de doses da vacina Janssen que poderão ser disponibilizadas ao nosso Estado. Explico para V. Exas.

    Semana que vem, o Brasil vai receber 3 milhões de doses da vacina Janssen, que tem um prazo de validade a ser respeitado até o dia 27 de junho, de tal sorte que deverá ser aplicado no braço da população brasileira essa vacina da Janssen, que é uma dose só, até o dia 27 de junho. Para tanto, existe e há a necessidade de uma logística eficiente, de uma logística comprovadamente harmônica, ágil, que possa dar vazão a todas essas vacinas.

    Mato Grosso do Sul, se não é o primeiro, está sempre entre o segundo ou o terceiro Estado que mais vacinou a sua população. Há um trabalho harmônico, ágil e eficiente, liderado pelo Secretário de Saúde, Geraldo Resende, e nós estamos buscando o apoio político, no sentido de fazer com que o nosso Estado possa ser um case a ser estudado de vacinação em massa, porque o número dessas doses preenche, ajusta-se perfeitamente às necessidades pelas quais o nosso Estado está passando.

    Primeiro, há um pico evidente da doença lá, com altas taxas de ocupação de UTI, de leitos de UTI, de óbitos, e um número de população que pode muito bem receber essas doses, para poder, a partir daí, ser palco até de um estudo das autoridades competentes, no sentido da retomada do desenvolvimento de eventos, de shows, de situações que a gente está vendo sendo diminuídas e até mesmo reduzidas e inacabadas no nosso País, de tal sorte que eu espero o apoio do Ministério da Saúde. A bancada federal está unida nesse sentido, para a gente poder fazer de Mato Grosso do Sul e da capital, Campo Grande, um case, no sentido de receber essas doses da Janssen.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2021 - Página 31