Discussão durante a 61ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre o Dia Mundial dos Oceanos. Preocupação com projeção, para o ano 2050, do Fórum Econômico Mundial relacionada ao peso dos plásticos presentes nos mares superior ao peso de seres vivos.

Considerações sobre a campanha Junho Verde no Senado Federal, com a realização de audiências e encontros para discussão acerca da preservação ambiental.

Homenagem de pesar pelo falecimento de Mozart Vianna de Paiva, ex-Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Comentário sobre o Dia Mundial dos Oceanos. Preocupação com projeção, para o ano 2050, do Fórum Econômico Mundial relacionada ao peso dos plásticos presentes nos mares superior ao peso de seres vivos.
MEIO AMBIENTE:
  • Considerações sobre a campanha Junho Verde no Senado Federal, com a realização de audiências e encontros para discussão acerca da preservação ambiental.
HOMENAGEM:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Mozart Vianna de Paiva, ex-Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2021 - Página 38
Assuntos
Outros > MEIO AMBIENTE
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMENTARIO, DIA INTERNACIONAL, OCEANO, PREOCUPAÇÃO, MATERIAL PLASTICO, POLUIÇÃO, MAR, MEIO AMBIENTE.
  • COMENTARIO, CAMPANHA, SENADO, PRESERVAÇÃO, RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE, AUDIENCIA PUBLICA, ENCONTRO, ILUMINAÇÃO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, SECRETARIO GERAL, MESA DIRETORA, CAMARA DOS DEPUTADOS, MOZART VIANNA DE PAIVA.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Para discutir.) – Pois não. Obrigado, Sr. Presidente.

    Eu, na verdade, tinha pedido a palavra no dia de ontem, porque o dia de ontem foi o Dia Mundial, decretado pela ONU, dos Oceanos. Foi decretada, também, a década de 2021 até 2030 como a Década do Oceano.

    Por que faço questão de falar sobre isso aos colegas? Porque a projeção do Fórum Econômico Mundial é que até 2050 nós teremos mais peso em plástico nos mares do que os seres que vivem nas águas oceânicas de todo o Planeta. Vou repetir: nós vamos ter mais peso em plástico – que leva, às vezes, cem anos para ser reabsorvido porque não é biodegradável – do que vidas marinhas, ou seja, mais uma demonstração de que nós, humanos, ainda estamos desprezando o nosso tratamento com a nossa casa maior, com o nosso planeta Terra, comprometendo a vida de filhos e netos.

    Então, fiz questão de pedir a palavra, ontem, para fazer essa marcação, já que estamos no Junho Verde, aprovado pelo nosso Senado, e temos várias iniciativas. Já fizemos uma primeira audiência pública sobre a questão da alimentação e da nutrição. Estamos criando uma espécie de fórum para debater questões ambientais e, no final do mês, vamos ter um encontro sobre transição justa, apoiado pela Cepal, organismo da ONU para a América Latina e o Caribe, encerrando o mês de junho. Além de termos feito a iluminação, no dia 5 de junho, dos dois prédios, entre as cúpulas aqui do Congresso, segundo a promessa da nossa Secretaria, da 1ª Secretaria, a partir de 18 de junho, a cúpula do Senado seria iluminada de verde.

    Faço questão, Sr. Presidente, de registrar isto: que o Governo Federal atual e o seu Ministro do Meio Ambiente têm degastado muito a imagem do Brasil no mundo pela forma como tratam a questão ambiental. Então, é preciso – nós que vamos encarar o debate sobre o licenciamento ambiental aprovado na Câmara dos Deputados – dar esse alerta, porque esta Casa precisa botar um freio no retrocesso que vem acontecendo na nossa legislação ambiental.

    Por fim, só queria me associar às suas palavras, Sr. Presidente, ontem, de pesar e de abraço à família de Mozart – com quem eu pude conviver, como Deputado Federal, por 12 anos –, um funcionário público exemplar, um quadro de Estado que seguramente fará muita falta a todos nós.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2021 - Página 38