Comunicação inadiável durante a 68ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Leitura de carta do Vaticano em resposta a apelo de S. Exa. relacionado a vacinas contra a Covid-19.

Autor
Kátia Abreu (PP - Progressistas/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Leitura de carta do Vaticano em resposta a apelo de S. Exa. relacionado a vacinas contra a Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2021 - Página 58
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • RECEBIMENTO, LEITURA, CARTA, VATICANO, PAPA, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.

    A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - TO. Para comunicação inadiável.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Quem assina a carta é o Secretário de Estado de Sua Santidade o Papa, vinda do Vaticano.

Chegou às mãos do Santo Padre a estimada missiva com que V. Exa., para além de manifestar-lhe filial estima por sua pessoa e missão, pedia-lhe que intercedesse pelo povo brasileiro, neste momento de grande tribulação por causa da pandemia da Covid-19.

Agradecido pelas devotas expressões, o Papa Francisco confiou-me a honrosa incumbência de assegurar a V. Exa. que, constantemente, faz presente nas suas preces ao Altíssimo a situação tão desafiadora em que se encontra esse querido país, objeto de sua terna solicitude.

Por essa razão, Sua Santidade quis, recentemente, enviar ao povo brasileiro, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, uma videomensagem, manifestando a sua proximidade a todas as centenas de milhares de famílias que choram a perda de um ente querido. Jovens, idosos, pais e mães, médicos e voluntários, ministros sagrados, ricos e pobres, vítimas desta doença, que não exclui ninguém no seu rastro de sofrimento.

O Santo Padre, outrossim, vê com fervor a promoção do direito universal ao acesso às vacinas anticovid-19, como manifestado, recentemente, ao afirmar que "uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, o internacionalismo das vacinas; outra variante é quando colocamos as leis do mercado ou da propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade". Mensagem por ocasião do Vax Live – The Concert to Reunite the World, de 8 de maio de 2021, [que é a mensagem oficial dele].

    Li um pouco mais lentamente esse parágrafo, porque achei muito profundo.

Por fim, o Papa Francisco incumbiu de transmitir os seus votos das maiores felicidades para V. Exa. e todos os membros do nobre Senado Federal do Brasil, com quantos o mesmo representa e serve, a fim de cooperarem sempre, com espírito fraterno, para o maior bem de todos os homens, sob as bençãos de Deus.

Valho-me do ensejo para afirmar a V. Exa. protestos da minha mais alta consideração.

Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2021 - Página 58