Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à estratégia do Presidente da República no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a qual privilegiou a denominada imunidade coletiva e detrimento da aquisição de vacinas. Comentário sobre a descoberta, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, de indícios de atos ilícitos na aquisição de insumos e vacinas pelo Ministério da Saúde.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Crítica à estratégia do Presidente da República no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a qual privilegiou a denominada imunidade coletiva e detrimento da aquisição de vacinas. Comentário sobre a descoberta, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, de indícios de atos ilícitos na aquisição de insumos e vacinas pelo Ministério da Saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2021 - Página 14
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • CRITICA, ESTRATEGIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, GOVERNO FEDERAL, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), IMUNIDADE, REBANHO, AUSENCIA, AQUISIÇÃO, VACINA.
  • COMENTARIO, DESCOBERTA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PANDEMIA, INDICIO, ATO ILICITO, CORRUPÇÃO, AQUISIÇÃO, PRODUTO FARMACEUTICO, VACINA.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores e a todos que estão nos assistindo, ninguém está acima da lei. Esse é um princípio democrático e civilizatório que se aplica tanto a civis quanto a militares.

    A estratégia criminosa da Presidência da República, aquela da imunidade de rebanho sem vacina, é responsável pela grande maioria de mortes por Covid-19 de brasileiras e brasileiros, civis e militares. E o Presidente sabia que mortes poderiam ter sido evitadas. Bastava seguir o que a ciência dizia e comprar vacinas tão logo elas estivessem disponíveis. Isso não foi feito, senhores. A CPI da Covid, instalada neste Senado, defende a lei, defende a Constituição Federal, a vida, principalmente a vida de todos, civis e militares.

    A CPI veio mostrar ao povo brasileiro quem são os responsáveis por mais de meio milhão de mortes e, principalmente, contribuir para salvar vidas de brasileiras e brasileiros, civis e militares.

    Nessa investigação, a CPI descobriu fortíssimos indícios de que, no Ministério da Saúde, existe um grupo minoritário de civis e militares que opera para obter propinas em compras de vacinas e de insumos necessários ao enfrentamento de uma das maiores tragédias humanitárias do Brasil neste século.

    Colegas Senadores e povo brasileiro, não é a CPI que está desgastando esse Governo. O que está desgastando esse Governo são as graves denúncias que precisam, sim, continuar sendo investigadas. Quem desgasta esse Governo são os 530 mil óbitos; esses óbitos é que desgastam esse Governo. Quem desgasta esse Governo são os mais de 20 milhões de brasileiros que estão passando fome. Quem desgasta esse Governo é a falta de um plano econômico para alavancar a economia gerando emprego e renda.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2021 - Página 14