Discurso durante a 78ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de Debates Temáticos destinada a debater a situação da educação no País em face da pandemia da Covid-19, os planos para saída da crise e as garantias para o funcionamento das instituições de avaliação e fiscalização das políticas públicas de educação no País.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Sessão de Debates Temáticos destinada a debater a situação da educação no País em face da pandemia da Covid-19, os planos para saída da crise e as garantias para o funcionamento das instituições de avaliação e fiscalização das políticas públicas de educação no País.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2021 - Página 47
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, EDUCAÇÃO, DURAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PLANO DE AÇÃO, SAIDA, CRISE, GARANTIA, FUNCIONAMENTO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, AVALIAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E INSPEÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, SISTEMA DE EDUCAÇÃO.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Eu queria primeiro, minha amiga Leila, agradecer a todos.

    Isso é uma lição de conhecimento, como Leila falou. Achei bastante interessante esse banco de boas práticas, porque é aquilo que a gente falou: a gente vinha... É claro que não era uma maravilha, tinha que consertar, mas a gente foi evoluindo, mas, de repente, a gente está regredindo.

    Nós sabemos que não estamos criando a roda. Educação de qualidade, investimento em ciência e em tecnologia, como foi mostrado aqui pelo nosso expositor... Dos países da OCDE, apenas a gente tem 0,8% das pessoas de 25 a 64 anos com mestrado, enquanto a média é de 13%. Isso está mostrado.

    Eu acho que nós, unidos, com vontade política... Tudo que foi falado aqui, não tenha dúvida, é vontade política. Por isso eu gosto de frisar, sobre a fala "não meta política na educação", que, gente, todas as medidas tomadas são decisões políticas. Quando se retiram recursos da ciência e tecnologia, quando se retiram recursos da educação pública, são medidas políticas.

    Então, como minha amiga Leila disse, a gente passaria o dia todo aqui ouvindo vocês, que estão ampliando o nosso conhecimento. E não somente nós, mas o Brasil todo está vendo e ouvindo; a gente está dando visibilidade. Então, de conversas como essas todos têm que ter conhecimento. Eu costumo dizer que conhecimento é poder. E a gente possibilita que a população brasileira tome conhecimento, com excelentes técnicos, do que está acontecendo com a educação e do que pode ser feito.

    Está de parabéns a minha amiga Leila e todos os doutores aqui que nos encheram de conhecimento!

    Muitíssimo obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2021 - Página 47