Pela ordem durante a 79ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Datafolha que demonstrou piora na avaliação dos brasileiros sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Sugestão de criação de comissão suprapartidária para apurar a razão do baixo conceito.

Autor
Lasier Martins (PODEMOS - Podemos/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER LEGISLATIVO:
  • Comentário sobre pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Datafolha que demonstrou piora na avaliação dos brasileiros sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Sugestão de criação de comissão suprapartidária para apurar a razão do baixo conceito.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2021 - Página 15
Assunto
Outros > PODER LEGISLATIVO
Indexação
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, INSTITUTO, RESULTADO, REDUÇÃO, CONCEITO, POVO, PAIS, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), CONGRESSO NACIONAL, SUGESTÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO, APURAÇÃO, MOTIVO.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - RS. Pela ordem.) – Muito obrigado, Presidente Rodrigo Pacheco. Obrigado.

    Saudação aos colegas.

    Presidente Rodrigo, é nosso elementar dever zelar pelo bom nome das instituições que nós representamos. E relembro esse compromisso quando leio, hoje, nos jornais, e vejo, pela televisão, o resultado da pesquisa de opinião do instituto Datafolha, que esteve pesquisando, em 146 cidades do Brasil, proporcionalmente, a população dos Estados. E a pesquisa, prezado Presidente, versou sobre o conceito do povo brasileiro a duas instituições dos Poderes da República: o Supremo Tribunal Federal e o nosso Congresso Nacional. E os resultados não são bons. Não são bons porque a opinião do povo brasileiro, com relação à Suprema Corte, é a de que o conceito "ruim e péssimo" subiu de 27%, no ano passado, para 33% agora em agosto, um ano depois, e o conceito "ótimo e bom", que era de 27% em relação ao Supremo, baixou para 24%. E, com relação à instituição que nós defendemos e V. Exa. preside com muito esforço e dedicação, o nosso Congresso Nacional obteve um conceito de "péssimo e ruim" de 38% – 38%; no ano passado, era de 37% e subiu para 38%. E o conceito "ótimo e bom", no ano passado, em agosto, era de 17%, e caiu mais ainda: para 14%. Então, esses resultados, Presidente Rodrigo, são constrangedores, são preocupantes.

    Eu não sei que medida V. Exa. poderia determinar, mas quem sabe a nomeação de uma comissão suprapartidária, reunindo representantes da Câmara e do Senado, para uma avaliação, para uma apuração por que nós estamos com tão baixo conceito. Qual é a razão disso? Nós precisamos melhorar, senão, isso é extremamente frustrante ao trabalho exaustivo que todos nós desempenhamos no Congresso Nacional.

    Qual é o problema? Por que que a população brasileira está insatisfeita e nos atribui um conceito tão ruim como este que nós estamos vendo nas pesquisas?

    Era a formulação que eu queria trazer a V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2021 - Página 15