Discussão durante a 85ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de boas vindas à Senadora Eliane Nogueira, primeira suplente do Senador Ciro Nogueira, em benefício da atuação do bloco feminino no Senado, e elogio à carreira empresarial da parlamentar. Registro da posse do Senador Ciro Nogueira no cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil do Governo Federal.

Autor
Elmano Férrer (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Governo Federal, Homenagem:
  • Discurso de boas vindas à Senadora Eliane Nogueira, primeira suplente do Senador Ciro Nogueira, em benefício da atuação do bloco feminino no Senado, e elogio à carreira empresarial da parlamentar. Registro da posse do Senador Ciro Nogueira no cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil do Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2021 - Página 54
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • DISCURSO, ELOGIO, POSSE, SENADO, SUPLENTE, CIRO NOGUEIRA, BENEFICIO, BANCADA, DEFESA, MULHER, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CARREIRA, EMPRESARIO, REGISTRO, TITULAR, EXERCICIO, CARGO, CHEFE, CASA CIVIL, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PI. Para discutir.) – Srs. Senadores, eu queria também, a exemplo da Senadora Zenaide, desejar boas-vindas a esta Casa à nossa conterrânea, primeira suplente do Senador Ciro Nogueira, a Senadora Eliane Nogueira. Eliane Nogueira veio, no meu entendimento, engrossar esse bloco feminino de atuação brilhante aqui em nossa Casa.

    Trata-se de uma empresária de sucesso do Estado do Piauí, mãe do Senador Ciro Nogueira e esposa do ex-Deputado Federal de dois mandatos, também Ciro Nogueira. É uma mulher que é um exemplo de empresária no Estado, uma dama, uma senhora que tem uma história no Município, na cidade, no Estado e em Teresina.

    Então eu queria desejar boas-vindas a ela e, ao mesmo tempo, queria registrar, como é do conhecimento de todos os nossos colegas Senadoras e Senadores, a posse ontem, posse solene, do Senador Ciro Nogueira. No meu entendimento, é o primeiro Senador da República a ter assento na Esplanada dos Ministérios e que é guindado num momento muito importante da nossa história a essa posição. E creio que, com a experiência que ele tem, a experiência parlamentar de 26 anos, quase 27 anos, nas duas Casas – 16 anos na Câmara dos Deputados e 10 anos e 6 meses como Senador da República –, Presidente de um partido importante do nosso País, o Progressistas, o qual eu integro...

    Eu queria, nesta oportunidade, dizer da importância de o Ciro ocupar essa posição – e nós conhecemos a realidade que estamos vivendo, de transformações, de mudança –, da contribuição que ele poderá trazer. Aliás, poderá, não, eu tenho a convicção, a certeza, de que o Ciro vai dar uma contribuição muito grande ao País na busca daquilo que todos nós aqui no Senado da República... Eu sempre falo nisto, que esta é a Casa da moderação, da conciliação, do diálogo, da concertação em determinados momentos da nossa história, e eu creio que o Ciro tem um papel importante a desempenhar.

    Para tanto, eu creio que é fundamental, Sr. Presidente, meu estimado Senador Rodrigo Pacheco, a exemplo de quadros tão importantes da nossa história que vieram para o Brasil, quer dizer, a contribuição como Presidente da República, como grandes Líderes nacionais de Minas Gerais... Creio que o nobre Presidente desta Casa tem um papel fundamental, no meu entendimento, ao lado do Presidente da Câmara dos Deputados, como tem hoje o Ciro Nogueira, na busca de uma saída.

    Ouvi também com preocupação, o que o Kajuru acabou de trazer para esta Casa, dando conhecimento desse fato que todos acabamos de tomar conhecimento. E eu creio que o Ciro Nogueira, no momento atual, como primeiro Senador da República neste Governo a ter assento na Esplanada dos Ministérios, num cargo tão importante como é a Casa Civil da Presidência da República... Creio que nós temos que dar a contribuição que aqueles que passaram por esta Casa no passado deram, sobretudo em momentos decisivos da nossa história. Eu creio que nós, a exemplo de muitos que por aqui passaram, temos que buscar esse entendimento, esse diálogo, a busca de uma conciliação. Eu creio que é o caminho que nós temos que perseguir, e é a determinação desta Casa.

    Então, eu queria, Presidente, trazer, digamos, essas palavras aqui dirigidas a V. Exa., que comanda o Congresso Nacional, um dos Poderes da República, que, como os demais Poderes do Estado brasileiro, tem uma responsabilidade de tocar esta nau que é o grande Brasil, um País rico – todos nós sabemos do potencial do Brasil –, um País democrático, um País que se sobressai não só na América do Sul, mas no contexto das nações aqui das Américas e no mundo. A posição geopolítica do Brasil tem um papel fundamental que vem realizando todo o conhecimento nosso, mas temos que ter, Sr. Presidente, nossas colegas e nossos colegas Senadores, temos que dar a nossa contribuição na busca do entendimento, da preservação das grandes instituições democráticas que nós temos. E creio que esse é o exemplo que o Senado tem dado.

    E, no momento em que um colega nosso é guindado ao cargo de Ministro de Estado e, sobretudo, ao Ministério da Casa Civil, nós temos que creditar a esse grande Ministro e grande cidadão, Presidente de um partido importante, o Progressistas, dar a nossa contribuição para que ele tenha sucesso no exercício dessa grande atribuição que ele passa a ter aqui no Brasil.

    Então, era isso que eu queria, com essas palavras, convidar as nossas Senadoras e os Senadores para essa contribuição ao trabalho que o Ciro, o grande desafio que ele vai enfrentar, já está enfrentando, em uma semana como Ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro.

    Era só, Sr. Presidente. Meus agradecimentos e boa noite a todos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2021 - Página 54