Presidência durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização, em São Felix do Araguaia (MT), de programação em homenagem à história de D. Pedro Casaldáliga.

Registro da aprovação, na Comissão de Meio Ambiente, da criação da Subcomissão do Pantanal, Preocupação com os impactos ambientais decorrentes das queimadas e com o início da seca.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Registro da realização, em São Felix do Araguaia (MT), de programação em homenagem à história de D. Pedro Casaldáliga.
Meio Ambiente:
  • Registro da aprovação, na Comissão de Meio Ambiente, da criação da Subcomissão do Pantanal, Preocupação com os impactos ambientais decorrentes das queimadas e com o início da seca.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2021 - Página 45
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Meio Ambiente
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, HOMENAGEM, HISTORIA, PEDRO CASALDALIGA, SÃO FELIX DO ARAGUAIA (MT).
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, SUBCOMISSÃO, PANTANAL MATO-GROSSENSE, PREOCUPAÇÃO, IMPACTO AMBIENTAL, QUEIMADA, INICIO, SECA.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Esta Presidência em exercício gostaria de parabenizá-lo, Senador, e inclusive dizer que hoje o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, através da reitoria, do Júlio César, está na cidade de São Félix do Araguaia, onde hoje, numa programação intensa, também relembrando aqui a história de D. Casaldáliga, eles estão lançando uma programação em que teremos uma missa na Igreja Nossa Senhora de Assunção; amanhã, reunião na Casa Pedro, para entrega simbólica do número de honrarias, também uma reunião com o CPT e o Cimi e ainda uma visita ao Parque Ambiental e ao túmulo de D. Pedro Casaldáliga. Uma grande programação está sendo feita onde viveu D. Pedro Casaldáliga, por muitos e muitos anos, na defesa ali das minorias e principalmente no que se refere à questão da terra, junto com a Pastoral.

    Por isso, eu quero também aqui registrar a importância desse momento e agradecer-lhe também, como Presidente da Comissão de Meio Ambiente, por hoje me ajudar a aprovar a criação da Subcomissão do Pantanal. Nós de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, temos lá os problemas como impactos ambientais das queimadas que aconteceram ano passado e agora também a seca que assola o nosso Pantanal. Por isso, essa Comissão, Subcomissão da Comissão de Meio Ambiente. Teremos um grande trabalho a ser feito. Ano passado, o Presidente Rodrigo Pacheco também autorizou aqui e criamos a Comissão Externa do Pantanal. E o nosso grande desafio agora é trazer a infraestrutura necessária para a sobrevida do Pantanal. Não queremos nem imaginar a possibilidade de desertificação do nosso Pantanal. O Pantanal tem a sua riqueza, é um patrimônio da humanidade, um patrimônio que tem que ser preservado. E lá existe o homem pantaneiro, o ribeirinho, o quilombola, o indígena, tudo isso. Então, é um trabalho que estaremos fazendo conjuntamente. Eu quero agradecer ao Senador Jaques Wagner, como Presidente da Comissão de Meio Ambiente, por esse grande apoio com que V. Exa., como Presidente, já nos ajudou.

    Quero aqui, então, agora convidar o Senador Oriovisto Guimarães.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2021 - Página 45