Pronunciamento de Esperidião Amin em 18/08/2021
Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Cumprimentos às autoridades que ajudaram a celebrar o acordo entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Infraestrutura, viabilizando obras de infraestrutura no Estado.
Comentário sobre a importância da construção da segunda pista do Aeroporto de Navegantes.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Governo Estadual,
Governo Federal,
Transporte Terrestre:
- Cumprimentos às autoridades que ajudaram a celebrar o acordo entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Infraestrutura, viabilizando obras de infraestrutura no Estado.
-
Transporte Aéreo:
- Comentário sobre a importância da construção da segunda pista do Aeroporto de Navegantes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/08/2021 - Página 17
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, CELEBRAÇÃO, ACORDO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA INFRAESTRUTURA, OBRA PUBLICA, INFRAESTRUTURA.
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, PISTA DE POUSO, AEROPORTO, NAVEGANTES (SC).
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu gostaria apenas de complementar o que eu pude anunciar aqui, ontem, do grande acordo que foi celebrado entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Infraestrutura, reiterando aqui os meus cumprimentos aos nossos Senadores – ao Senador Jorginho Mello e ao Senador Dário Berger, que presidiu e preside a Comissão de Serviço de Infraestrutura –; à coordenação do nosso Fórum Parlamentar, a cargo da Deputada Angela Amin, mas a todos os nossos Deputados e Deputadas; ao Governador do Estado, aos seus secretários, especialmente ao de infraestrutura; ao Presidente da Assembleia Mauro de Nadal, que aqui esteve com Deputados Estaduais o acompanhando; às forças vivas de Santa Catarina, que acompanharam mesmo que remotamente; à Federação das Indústrias, à Federação das Associações Comerciais, à da Agricultura; enfim, àqueles que são os representantes de um Estado que ajuda o Brasil.
Mas quero dizer que, além dessa vitória que pelo menos acena para Santa Catarina com o destravamento de alguns pontos gravíssimos das nossas dificuldades de logística, nós temos outras pendências. E uma das que enfrentaremos doravante, sem equação ainda, Senador Jorginho, é a segunda pista do Aeroporto de Navegantes, que nós perdemos como obra em andamento, não só aprovada pelo Plano Diretor de 2013, aprovado pela Anac, como perdemos, infelizmente, no leilão. A obra já tem realizados os terminais de passageiros e de carga, e, dos 3 milhões de metros quadrados, 2 milhões já foram desapropriados, pagos, e o Estado, a União, no caso, teve a imissão de posse assegurada.
Então, em nome desse esforço que estamos fazendo em prol da logística de Santa Catarina, celebrando o acordo de ontem e antevendo as dificuldades que vamos enfrentar doravante, eu estou aqui para, cumprindo com o meu dever, assinalar que Santa Catarina vai continuar. Como dizia o Padre Vieira, não venho pedir pedindo, mas, sim, protestando, pois este é o dever e o direito de quem não pede favor, pede justiça!
Muito obrigado.