Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica ao pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), formulado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Denúncia sobre o uso de "fake news" nas redes sociais pelo Deputado Eduardo Bolsonaro, e apelo para que o Deputado seja punido.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Governo Federal:
  • Crítica ao pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), formulado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Atividade Política:
  • Denúncia sobre o uso de "fake news" nas redes sociais pelo Deputado Eduardo Bolsonaro, e apelo para que o Deputado seja punido.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2021 - Página 60
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Outros > Atividade Política
Indexação
  • CRITICA, PEDIDO, IMPEACHMENT, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES, APRESENTAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO.
  • DENUNCIA, UTILIZAÇÃO, NOTICIA FALSA, MIDIA SOCIAL, DEPUTADO FEDERAL, PEDIDO, PUNIÇÃO.

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, é lógico que nós vivemos um momento em que, quando você fecha uma ferida, é mais rápido se sararem as especulações. Eu acho que o que o Senador Randolfe coloca agora é que V. Exa... Aliás, V. Exa. até já se posicionou em relação a esse esdrúxulo pedido de impeachment, e não só o senhor, como Presidente do Congresso Nacional, como também a Advocacia-Geral do Senado já se posicionou, dizendo que não há notícia sobre isso. Então, quanto mais rápido V. Exa. tomar essa decisão, é mais um problema que a gente ultrapassa e sai da mídia. Esse é o ponto.

    O outro é que os fakes de plantão conseguem colocar fake em todo lugar, e isso aí, às vezes, vai tomando corpo. Há pouco, a Senadora Soraya me mostra fake news em que eu, o Senador Renan e o Senador Randolfe podemos ser presos por causa de vazamento da CPI. É uma brincadeira que alguém coloca, e o filho do Presidente, Eduardo Bolsonaro, coloca lá no seu Twitter. O que aconteceu com o Deputado Silveira pode acontecer com o Deputado Eduardo Bolsonaro. O Ministro Alexandre de Moraes manda prender o Silveira; tem que prender o Eduardo Bolsonaro também, porque é fake news. Nós não podemos tratar diferente. Ou ele está confiando no papai? Deve estar confiando no pai para poder continuar tendo essas atitudes imaturas, irracionais, que não levam a lugar nenhum.

    Então, da mesma forma que um Deputado já foi preso por fake news, o Deputado Eduardo Bolsonaro, que coincidentemente...

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM) – ...é filho do Presidente da República, não pode ficar impune, achando, porque é filho do pai, que manda no Brasil, que é filho do Presidente, pode fazer. Então, Eduardo Bolsonaro, o teu destino não será diferente de outros Deputados que estão aí querendo dar golpe, querendo fazer retrocesso.

    Então, um apelo que eu faço àqueles que já tiveram processos abertos por fake news. Não é diferente o comportamento do Sr. Eduardo Bolsonaro. Ele precisa ser tratado não como filho do Presidente, mas como um Deputado igual aos outros 513 que há na Câmara Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2021 - Página 60