Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a liberação pelo Ministério do Meio Ambiente das verbas do Programa Lixão Zero para consórcio sediado em 26 cidades, para atendimento de 303 Municípios de Minas Gerais (MG).

Autor
Carlos Viana (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Resíduos Sólidos, Saneamento Básico:
  • Satisfação com a liberação pelo Ministério do Meio Ambiente das verbas do Programa Lixão Zero para consórcio sediado em 26 cidades, para atendimento de 303 Municípios de Minas Gerais (MG).
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2021 - Página 70
Assuntos
Meio Ambiente > Resíduos Sólidos
Política Social > Saúde > Saneamento Básico
Indexação
  • COMENTARIO, PROGRAMA, EXTINÇÃO, LIXO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), AGRADECIMENTO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), RECURSOS FINANCEIROS, CONSORCIO, TRATAMENTO, RESIDUO.

    O SR. CARLOS VIANA (PSD - MG. Pela ordem.) – Permita-me, agradecendo desde já, corrigir uma falha minha na semana passada. Fiquei tão empolgado com a notícia que acabei não trazendo as informações corretas, eu mesmo que sou jornalista por 23 anos. E preciso aqui levar a V. Exa., ao Senador Antonio Anastasia, ao Senador Paulo Rocha, que me questionou, inclusive, sobre o Programa Lixão Zero, que nós começamos na semana passada a colocar em prática em Minas Gerais.

    O Programa Lixão Zero são R$100 milhões que nós conseguimos, oriundos de multas ambientais aplicadas em Minas Gerais, especialmente em mineradoras. Os consórcios, 22 deles, sediados em 26 cidades mineiras, já se apresentaram e foram selecionados para a primeira etapa. Esses consórcios, Sr. Presidente e senhores, vão atender 303 Municípios de Minas Gerais. Nós vamos dar fim a quase metade de todos os lixões entre os mais cruéis e infelizmente mais desorganizados no desrespeito ao meio ambiente.

    Preciso fazer aqui esse posicionamento agradecendo a todos os Prefeitos que participaram, das várias macrorregiões mineiras; aos consórcios, especialmente ao Codanorte, que foi o primeiro a nos trazer essa ideia, e daí nós desenvolvemos todo esse projeto para Minas Gerais. Agradeço ao Ministério do Meio Ambiente, que disponibilizou a verba e agora começa a tornar realidade o fim dos lixões em boa parte da nossa Minas Gerais. Como mineiro, como Senador pelo nosso Estado, fico muito feliz de ter participado, desde o início, dessas negociações. E digo aos senhores: nós estaremos, a partir de agora, levando a todo o Brasil um exemplo de como nós podemos tratar a questão...

(Soa a campainha.)

    O SR. CARLOS VIANA (PSD - MG) – ... do meio ambiente na questão do resíduo sólido, do lixo orgânico, de forma correta, em todas as partes do País.

    Era a minha correção, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2021 - Página 70