Fala da Presidência durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de manifesto em defesa da democracia subscrito por cidadãos mineiros.

Autor
Rodrigo Pacheco (DEM - Democratas/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Constituição:
  • Registro de manifesto em defesa da democracia subscrito por cidadãos mineiros.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/2021 - Página 71
Assunto
Outros > Constituição
Indexação
  • REGISTRO, MANIFESTO, CIDADÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DEFESA, DEMOCRACIA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MG. Fala da Presidência.) – Perfeitamente, Senador Jean Paul Prates.

    Portanto, os itens que estão na pauta e que não foram apreciados na data de hoje não o serão.

    Nós apreciaremos um item extrapauta referente ao empréstimo para o Governo do Estado do Amazonas.

    Antes de passar a esse item extrapauta, eu peço permissão ao Plenário, ao ensejo do momento que vivemos de afirmação e de reafirmação do Estado de direito e da democracia no nosso País, com a permissão do nobre Senador Antonio Anastasia, meu colega de Bancada do Estado de Minas Gerais e igualmente do Senador Carlos Viana, de Minas Gerais, para enaltecer, ao tempo em que registro um manifesto dos mineiros ao povo brasileiro, assinado por cidadãos, pessoas naturais, e não pessoas jurídicas nem entidades, que afirmam a importância de diversos temas nacionais, mas, sobretudo, a preservação da democracia em nosso País.

    Tancredo Neves dizia que o primeiro compromisso dos mineiros é com a liberdade, e nós o reafirmamos, dizendo que, neste instante, o principal compromisso é com a democracia.

    E quero aqui registrar, Senador Antonio Anastasia, alguns dos nomes que subscrevem esse manifesto: Dr. José Anchieta da Silva, notável advogado, Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais; Modesto Carvalho de Araujo Neto; José Henrique Café de Souza Novais, notável quadro dos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil; Lindolfo Coelho Paoliello; Sacha Calmon Navarro Coêlho; Stanley Martins Frazão; Hermes Vilchez Guerrero, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; Joaquim Cabral Netto, representante do Ministério Público; Olavo Celso Romano. Trezentos nomes notáveis de Minas Gerais que assinam esse manifesto, em defesa da democracia brasileira, algo que se espera da sociedade civil organizada e dos cidadãos brasileiros de reafirmação dessa grande conquista que é o Estado democrático de direito em nosso País.

    Senador Antonio Anastasia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/2021 - Página 71