Presidência durante a 108ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir os resultados apresentados em relatório do IPCC e os impactos e recomendações para o Brasil.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas:
  • Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir os resultados apresentados em relatório do IPCC e os impactos e recomendações para o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2021 - Página 25
Assuntos
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, RESULTADO, RELATORIO, PESQUISA CIENTIFICA, MUDANÇA CLIMATICA, MEIO AMBIENTE, AMBITO, PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMATICAS (IPCC), ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), RECOMENDAÇÃO, BRASIL, ENFASE, DISCUSSÃO, TESE, MESTRADO, SENADOR, ESPERIDIÃO AMIN, GESTÃO, POLITICA PUBLICA, SUSTENTABILIDADE, VENDA, TERRAS, ESTRANGEIRO.

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Amin, é sempre bom ouvi-lo, porque, na verdade, quando o ouço e ouço outros colegas, eu fico intimamente cada vez mais convicto de que o não preconceito é fundamental para que a gente possa efetivamente evoluir. Independentemente de posições aqui e ali diferenciadas, eu digo sempre que, quando você conversa com quem tem princípios e caráter e não está fazendo jogo de cena, está falando o que pensa, mesmo que você concorde ou não, eu creio que é sempre um diálogo produtivo que vai nos levar a avançar. Então, eu fico muito feliz – eu não sabia realmente... O primeiro pedido meu é que V. Exa. me mande a sua tese de doutorado e que aqui, talvez na semana que vem, a gente possa também conversar e trabalhar nessa ideia.

    V. Exa. tocou num aspecto que eu acho fundamental: não se trata de afrontar, se trata de não ser subserviente. Nós não queremos afrontar. V. Exa. coloca algo extremamente importante: "Não venha me ensinar, cara pálida, se você mesmo está agindo dessa forma". É por isso que eu digo que, quando se fala em soberania, não se fala em soberania contra alguém, se fala em defesa dos interesses nossos. E nós temos patrimônio... Essa questão, por exemplo, de venda de terra para estrangeiro eu enfrentei várias vezes como Governador da Bahia. Eu perguntava: "O que vocês querem? Levar daqui a água, a terra e o sol? Botá-los num navio e levá-los embora? O que fica aqui?". Então, isso não me interessa. Nós precisamos aprender a valorizar mais o que nós temos.

    E V. Exa. coloca uma ideia importante. Podemos chegar, por exemplo, à COP com uma proposição que cobre posição de países também. É por isso que eu digo: às vezes, alguns dos nossos aqui internamente acham... Por exemplo, eu, estranhamente, recebi críticas: "Ah, está chamando os de fora para nos criticar!". Não, estou chamando para dialogar, para que a gente possa ouvir o seu ponto de vista. E é claro que cabe a nós colocar o nosso, aquilo que nos interessa, como a Senadora Zenaide colocou.

    Então, eu lhe agradeço e fico aguardando. E podemos conversar sobre essa questão de aprofundar esse trabalho, que eu acho interessante – viu, Governador? –, porque esse consórcio de Governadores, inclusive, é de novo uma experiência inovadora, como foi o Consórcio Nordeste e outros, e eu acho são iniciativas em que nós temos que juntar os atores públicos aqui para poder tentar melhorar.

    Eu queria só comentar que a Senadora Eliziane Gama está inscrita ainda e está tentando fazer a sua conexão, mas está com dificuldade. Se conseguir, até o final desta sessão, também fará a sua fala para nós todos.

    Eu convido, agora, o meu querido amigo Senador Fabiano Contarato.

    V. Exa. está lincado? (Pausa.)

    Perdeu? (Pausa.)

    Bem, enquanto os dois não conseguem se lincar...

    Quem está aparecendo aí é Eliziane? Fez menção de que ia aparecer.

    Você está de lado aí, mas tudo bem. (Risos.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (PDT/CIDADANIA/REDE/CIDADANIA - MA) – Presidente, deixe-me ver se melhoro aqui a imagem rapidamente.

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – É só virar a câmera – não sei se é celular ou o que é. Você está parecendo que está se equilibrando assim, de lado, mas tudo bem. (Risos.)

    Agora!

    A SRA. ELIZIANE GAMA (PDT/CIDADANIA/REDE/CIDADANIA - MA) – Melhorou aqui?

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Pronto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2021 - Página 25