Pronunciamento de Esperidião Amin em 14/09/2021
Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Cumprimentos ao Sr. Sérgio Rodrigues Alves, Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por sua contribuição a respeito da reforma tributária.
Homenagem ao centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns.
Registro de apresentação por S. Exa. do Projeto de Lei nº 3118, de 2021, que versa sobre o processo e o julgamento de crimes de magistrados e membros do Ministério Público, em razão do exercício das funções.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Tributos:
- Cumprimentos ao Sr. Sérgio Rodrigues Alves, Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por sua contribuição a respeito da reforma tributária.
-
Homenagem,
Religião:
- Homenagem ao centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns.
-
Ministério Público,
Poder Judiciário,
Processo Penal:
- Registro de apresentação por S. Exa. do Projeto de Lei nº 3118, de 2021, que versa sobre o processo e o julgamento de crimes de magistrados e membros do Ministério Público, em razão do exercício das funções.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/09/2021 - Página 17
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Tributos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Ministério Público
- Organização do Estado > Poder Judiciário
- Jurídico > Processo > Processo Penal
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, FEDERAÇÃO, CLASSE EMPRESARIAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CONTRIBUIÇÃO, REFORMA TRIBUTARIA, ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, DOM EVARISTO ARNS.
- REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, PROCESSO, JULGAMENTO, CRIME, MAGISTRADO, MINISTERIO PUBLICO.
- HOMENAGEM, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, DOM EVARISTO ARNS.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores... (Fora do microfone.)
Não sei se está acionado.
Muito obrigado.
Primeiro, quero lhe agradecer pela gentileza de me conceder a palavra neste momento. Eu gostaria de fazer dois registros.
Em primeiro lugar, quero celebrar aqui a presença do Presidente da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), que trouxe à baila questões relacionadas à reforma tributária, que preocupa todos os empresários do Brasil, assim como todos aqueles que queremos geração de emprego e competitividade. Saudação, portanto, ao Dr. Sérgio Rodrigues Alves e, na sua pessoa, aos seus companheiros de jornada.
Quero também fazer um registro neste dia em que transcorre o centenário do nascimento de D. Paulo Evaristo Arns. Ontem eu me inscrevi para fazer um pronunciamento como catarinense, orgulhoso da sua memória e do seu trabalho, mas, infelizmente, tive que me ausentar antes do momento em que deveria usar da palavra. E homenageei a memória de D. Paulo Evaristo Arns, Presidente Veneziano, visitando, junto com a minha esposa, no sábado passado, a cidade de Forquilhinha, onde ele nasceu, onde Zilda Arns e os outros 11 irmãos nasceram. Visitei o Centro Regional de Treinamento da Pastoral da Criança, Casa Mãe Helena – Helena foi a mãe de D. Paulo, de Dona Zilda e de tantos ilustres filhos que dão bons exemplos ao Brasil. Ela e Gabriel Arns são os progenitores de D. Paulo,...
(Soa a campainha.)
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – ... que recebeu a Medalha Anita Garibaldi das mãos do então Governador Casildo Maldaner, do seu partido, recentemente falecido, assim como tive a honra de entregar a Medalha Anita Garibaldi para Dona Zilda Arns.
E, finalmente, gostaria de trazer aqui apenas a informação. Eu apresentei, na última sexta-feira, depois de meditar por alguns dias, o Projeto de Lei nº 3.118, deste ano, que decorre da arguição que fizemos, no dia 24 de agosto passado, do Procurador-Geral da República.
Em síntese, se me permitem, ao expressar a minha opinião a respeito do Inquérito nº 4.781, que eu considero...
(Soa a campainha.)
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – ... estar em desacordo com o Estado democrático de direito, recebemos, o Senador Lasier e eu – fizemos praticamente a mesma pergunta –, a seguinte informação do Procurador-Geral da República, e é para isso que eu peço atenção: a ex-Procuradora-Geral da República, Sra. Raquel Dodge, tinha considerado o inquérito indevido e declarado que a Procuradoria-Geral da República não receberia nenhum documento oriundo de um inquérito inconstitucional. O atual Procurador-Geral da República nos explicou por que passou a aceitar as demandas oriundas desse inquérito, que deriva do art. 43 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal: por falta de uma legislação que proteja os Ministros da Suprema Corte...
(Soa a campainha.)
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – ... e seus assemelhados.
Então, esse projeto quer, em primeiro lugar, assegurar que magistrados e membros do Ministério Público tenham a maior proteção possível do Estado diante de qualquer espécie de agressão, mas discordar da aplicação de um artigo do Regimento do Supremo para servir de escudo a um inquérito do qual só pode me ocorrer uma expressão: é um inquérito inquisitorial, ou seja, assemelhado aos procedimentos da Inquisição.
Muito obrigado.