Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Apresentação do balanço dos trabalhos da Comissão, com destaque para a realização de 42 audiências, com 59 convidados.

Comunicação da apresentação por S. Exa. de Requerimento de licença para tratar de interesses particulares.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Saúde Pública:
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Apresentação do balanço dos trabalhos da Comissão, com destaque para a realização de 42 audiências, com 59 convidados.
Atuação do Senado Federal:
  • Comunicação da apresentação por S. Exa. de Requerimento de licença para tratar de interesses particulares.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2021 - Página 10
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • EXPOSIÇÃO, TRABALHO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), APRESENTAÇÃO, BALANÇO, ATIVIDADE, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, CONVIDADO, DESTAQUE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA ECONOMIA, PAULO GUEDES, MINISTERIO DA SAUDE (MS), AGRADECIMENTO, SENADOR, MEMBROS.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, LICENÇA, INTERESSE PUBLICO.

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - RO. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, uma boa tarde!

    Primeiro, Sr. Presidente, quero comunicar a V. Exa. que protocolei, ontem, na Secretaria-Geral da Mesa, um requerimento de licença do Senado, por um curto período, para tratar de assuntos particulares. Gostaria muito que V. Exa. o apreciasse e o colocasse em votação ainda hoje.

    Sr. Presidente, primeiro quero agradecer a V. Exa. pelo prestígio e pela deferência de ceder esse espaço, na introdução das sessões, a um dos membros da Comissão. Trata-se de uma distinção muito grande que V. Exa. teve com a Comissão da Covid-19. Quero agradecer a todos os membros da Comissão, Senadores e Senadoras, que fizeram parte, especialmente ao campeão de frequência, que foi o Senador Esperidião Amin, que não faltou a nenhuma reunião. A Senadora Zenaide Maia também é de uma assiduidade muito pronta, o Senador Styvenson Valentim, o Wellington, o Izalci e os demais membros.

    Eu sei que a correria é grande no Senado, são muitas sessões ao mesmo tempo, muitos são Líderes e não podem estar, todos os dias, o tempo todo, numa audiência de três, quatro horas, semanalmente.

    Quero agradecer aos Ministros que compareceram, sempre com imensa distinção. O Ministro Paulo Guedes nunca faltou às nossas chamadas e compareceu a todas as nossas audiências agendadas. O Ministro da Saúde, da mesma forma, sempre esteve conosco, e os demais Ministros que compareceram.

    Agradeço a todos os convidados especiais: especialistas, cientistas, técnicos da Anvisa, técnicos dos ministérios, técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, a todos eles.

    A nossa Comissão completou ontem 200 dias. Tivemos 42 audiências públicas e ouvimos 59 personalidades importantes. Nós temos condição de escrever a história da pandemia, tanto na Comissão Mista do ano passado, quanto na Comissão do Senado Federal.

    Acompanhamos todas as fases, os altos e baixos, os dramas das cidades e foi muito importante. Com a nossa Comissão, saíram as ideias de muitos projetos que se transformaram em leis posteriormente. A nossa Comissão justificou esse momento de pandemia no Brasil.

    Nós estivemos presentes, o Senado se fez presente nesta crise pandêmica e sempre trouxemos as informações atualizadas ao Senado e a V. Exa.

    Assim sendo, Sr. Presidente, de agora em diante, o Presidente da Comissão é o nosso querido Styvenson Valentim. Ele irá conduzi-la neste mês de setembro, o que falta, e nos meses de outubro e novembro, quando se encerra a data de vigência da nossa Comissão.

    Então, a ele eu passo e transfiro o bastão da Presidência que eu conduzi por um ano e cinco meses.

    Muito obrigado a todos, especialmente a todos os queridos membros da nossa querida Comissão Covid-19.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2021 - Página 10