Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Senado para que adote as providências necessárias para a repatriação do corpo da Sra. Lenilda Pereira de Oliveira Santos, cidadã rondoniense falecida nos Estados Unidos da América.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Relações Internacionais:
  • Apelo ao Senado para que adote as providências necessárias para a repatriação do corpo da Sra. Lenilda Pereira de Oliveira Santos, cidadã rondoniense falecida nos Estados Unidos da América.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2021 - Página 20
Assunto
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, SENADO, PROVIDENCIA, REPATRIAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), CORPO HUMANO, MORTE, ENTRADA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - RO. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, Lenilda Pereira de Oliveira Santos, de 50 anos, foi moradora da cidade de Vale do Paraíso, no Estado de Rondônia.

    Devido a circunstâncias e à situação dela, que é mãe de família, ela resolveu fazer uma viagem aos Estados Unidos, via México, com o auxílio de experientes coiotes, com entrada pela fronteira com o México.

    Até certa altura, ia tudo bem, porque ela ia junto com amigos. Ao entrar no deserto do Estado do Novo México, ela, já com 50 anos, já cansada, um calor intenso, desidratada, já não acompanhava o grupo com a mesma velocidade, disposição e força, e foi deixada para trás. Com seu celular, ela ainda conseguiu pedir socorro e mandar a localização. Depois de cinco dias de buscas pela patrulha da fronteira, ela foi encontrada morta.

    Agora, a família, lá de Rondônia, me encaminhou hoje um pedido para que eu interviesse junto ao Ministério das Relações Exteriores, em nome do Senado, para a repatriação do corpo da mãe.

    Então, este é meu pleito, para que possamos acionar o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada brasileira no México, os consulados dos dois lados, para encontrar os mecanismos de repatriação do corpo da Dona Lenilda Pereira de Oliveira, nossa conterrânea, lá da cidade de Vale do Paraíso, Estado de Rondônia.

    É só isto, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2021 - Página 20