Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a reunião realizada nesta data, 23 de setembro de 2021, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em que foram ouvidas autoridades a respeito da situação do Líbano e discutidas possibilidades de ações concretas de solidariedade do Brasil com aquele país.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Considerações sobre a reunião realizada nesta data, 23 de setembro de 2021, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em que foram ouvidas autoridades a respeito da situação do Líbano e discutidas possibilidades de ações concretas de solidariedade do Brasil com aquele país.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2021 - Página 10
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, REUNIÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), SITUAÇÃO, LIBANO, ATUAÇÃO, SOLIDARIEDADE, BRASIL.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, eu gostaria apenas de dar uma notícia, do microfone do Plenário, sobre uma reunião que eu atribuo como muito importante, realizada hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Nós tivemos a oportunidade de ouvir várias autoridades a respeito da situação do Líbano e do quanto nós devemos procurar fazer em termos de solidariedade com aquele País, que tem com o Brasil uma relação muito especial; não pelo fato de eu ser, pessoalmente, filho de um libanês, um dos milhões e milhões de libaneses e sírio-libaneses que vieram tentar a sua vida no Brasil, mas também pelas relações de recíproca amizade que os nossos países, o Brasil, o grande Líbano, muito maior em população do que o próprio País Líbano, de população libanesa, ou de origem libanesa, mas também em nome dessa grande dor que o mundo vive, agravada pela pandemia.

    Então, eu queria cumprimentar tanto a Senadora Kátia Abreu, quanto o Senador Nelsinho Trad, que foi coautor do requerimento, e deixar consignada aqui a minha esperança de que este gesto de solidariedade, traduzido pela reunião de hoje, aliás enriquecida pela contribuição de vários segmentos da nossa sociedade, muito particularmente pela Federação Mineira de Libaneses, que ofereceu sugestões muito concretas, creio que isto significa pelo menos um bom exemplo a ser seguido nas nossas relações, tanto interpessoais no Brasil, quanto internacionais entre os países que constituem a nossa diversidade política da humanidade. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2021 - Página 10