Presidência durante a 123ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a realizar o lançamento da obra inédita no Brasil ”Vozes do Brasil: Linguagem Política da Independência (1820-1824)”.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Cultura, Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a realizar o lançamento da obra inédita no Brasil ”Vozes do Brasil: Linguagem Política da Independência (1820-1824)”.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2021 - Página 46
Assuntos
Política Social > Cultura
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, LANÇAMENTO, OBRA LITERARIA, LIVRO, POLITICA, HISTORIA, INDEPENDENCIA, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. PDT/CIDADANIA/REDE/REDE - AP) – Obrigado, Reginaldo.

    Então, para concluir, eu queria agradecer, do fundo do coração, a todos. Mais uma vez, Nathalia, eu faço minhas as palavras da Heloisa: a gente tem que ver o que temos que fazer para constrangê-la, no melhor sentido da expressão. Nós temos que constrangê-la ao máximo, porque é pouco o que nós fizemos até agora para agradecer esse ato de patriotismo seu. Então, permita-me dizer que eu e Heloisa ainda iremos conspirar muito para fazermos várias formas de constrangimento a você. E, mais uma vez, o nosso agradecimento à Universidade Católica de Washington.

    Então, querido Eduardo, Professor Francis, Dra. Fernanda, Dr. Ildeu, pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, caríssimos Reginaldo e Starling, que estão aqui, mais uma vez meu muitíssimo obrigado.

    Em homenagem a Eduardo, porque ele sempre advoga o nosso hino, que também é uma certidão de nascimento, cantado, pela primeira vez por Pedro I, Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança e Bourbon... Aí são 14 nomes dados a ele que mostram toda a herança dinástica. Foi cantado pela primeira vez por Pedro de Orléans, em 7 de setembro de 1822, após a proclamação da independência. É um hino que eu acho que retrata muito aonde nós podemos chegar como nação.

    Então, vamos terminar esta cerimônia ao som do Hino da Independência.

(Procede-se à execução do Hino da Independência do Brasil.)

    O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. PDT/CIDADANIA/REDE/REDE - AP) – Eduardo, pode ver que zombar e ironizar estão presentes também na nossa certidão de nascimento. Trechos do Hino da Independência dizem que dos inimigos "zombou deles o Brasil". Então, só para vermos como são inspiradores vários trechos do nosso Hino da Independência.

    Muitíssimo obrigado a todas e a todos.

    Permita-me, Eduardo, antes de terminar, deixe-me fazer um merchandising também seu. Nós estamos lançando hoje Vozes do Brasil, mas há uma obra que Eduardo já me encaminhou de presente, que Eduardo editou agora e lançou nacionalmente, que é um dicionário sobre a independência. Eduardo lançou agora esses primeiros verbetes.

    Então, antes de encerrarmos, Eduardo, faça um merchandising também do seu livro, os verbetes da nossa independência. Faça um rápido merchandising aí para nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2021 - Página 46