Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição sobre o andamento dos trabalhos da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia. Registro da participação de representantes dos movimentos Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Registro dos dados de pessoas, com 25 anos ou mais, sem educação básica completa e ensino fundamental completo, além do número de pessoas não alfabetizadas. Defesa da educação em tempo integral, da valorização dos profissionais em educação, do ensino médio com profissionalização no contraturno, da bolsa aprendizagem e permitir acesso das crianças a creches.

Autor
Flávio Arns (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação:
  • Exposição sobre o andamento dos trabalhos da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia. Registro da participação de representantes dos movimentos Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Educação Básica, Educação Profissionalizante:
  • Registro dos dados de pessoas, com 25 anos ou mais, sem educação básica completa e ensino fundamental completo, além do número de pessoas não alfabetizadas. Defesa da educação em tempo integral, da valorização dos profissionais em educação, do ensino médio com profissionalização no contraturno, da bolsa aprendizagem e permitir acesso das crianças a creches.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2021 - Página 27
Assuntos
Política Social > Educação
Política Social > Educação > Educação Básica
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Indexação
  • EXPOSIÇÃO, TRABALHO, SUBCOMISSÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL.
  • REGISTRO, DADOS, EDUCAÇÃO BASICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANALFABETO.
  • DEFESA, EDUCAÇÃO, TEMPO INTEGRAL, VALORIZAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, ENSINO MEDIO, CRECHE, CRIANÇA.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, além de saudar todas as pessoas presentes no Plenário, de que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vem realizando, através da Subcomissão, debates semanais sobre a educação na pandemia: o que aconteceu, o que foi feito ou deixou de ser feito, também como as coisas estão acontecendo agora no retorno das aulas presenciais e medidas para o futuro. Nós estamos nos encontrando todas as segundas-feiras, às 10h.

    Já tivemos, na primeira oportunidade, a participação de dois movimentos muito importantes no Brasil: Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Sugiro, inclusive, às pessoas que gostam da área da educação, que é a prioridade absoluta, para lerem os documentos apresentados por esses movimentos. Nesta semana, em função dos feriados, foi na quarta-feira, no dia de ontem, com a presença da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e também da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), um debate muito interessante, muito proveitoso.

    Queremos, até o final deste ano, apresentar um relatório bem discutido com o Ministério da Educação, Estados e Municípios, porque nós temos que considerar todas as alternativas possíveis para melhorarmos a educação.

    Se a Comissão de Educação, presidida pelo Senador Marcelo Castro, que vem emprestando todo o apoio para essa iniciativa, concordar, essa Subcomissão continuará os seus trabalhos até o ano que vem, pelo menos no primeiro semestre.

    A gente tem que pensar que há muitos desafios. Agora nós estamos pensando na recuperação econômica, todo o debate está em torno disso, mas nós temos que nos deter, por exemplo, no aspecto de que metade da população do Brasil, 50%, com 25 anos ou mais, não têm educação básica completa; 40% não têm o ensino fundamental completo, com mais de 25 anos. Ao mesmo tempo, outras coisas têm que ser apontadas: ainda há 11 milhões de pessoas não alfabetizadas; 10 milhões de pessoas que foram alfabetizadas no dia a dia.

    Então, se a gente quer recuperação econômica e desenvolvimento, nós temos que colocar todas as forças na educação: educação em tempo integral; valorização dos profissionais da educação; profissionalização dos nossos alunos do ensino médio concomitantemente, fazer o ensino médio e profissionalizar-se no contraturno; ter bolsa aprendizagem para já receberem recursos; cuidar da creche – só 24% das crianças que de fato precisam de creche estão tendo acesso às creches.

    Então, esse esforço de educação na pandemia e pós-pandemia tem que ser um esforço de todos nós, e a Comissão de Educação, portanto, do nosso Senado Federal, através da Subcomissão Educação na Pandemia vem se dedicando a isso semanalmente. Somos gratos, inclusive, aos meios de comunicação do Senado, que vêm apoiando a iniciativa, dando a cobertura necessária, assim como a todo o pessoal da Comissão de Educação.

    Todos os setores da sociedade virão participar, nas segundas-feiras, sempre duas pessoas, duas entidades, para que haja mais tempo para a apresentação dos argumentos, começando às 10h, e sempre havendo um prazo até 11h15 ou 11h30, para o término dos debates, para que, assim, todos possam se organizar em termos de horário.

    Então, é uma boa iniciativa, Sr. Presidente. Agradeço aos membros titulares e à Comissão de Educação e ao Senado, presidido por V. Exa., por dar a ênfase necessária para esta área. A Senadora Zenaide Maia, inclusive, vice-preside essa Subcomissão. Então, é uma alegria estarmos juntos a favor de uma área tão importante.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2021 - Página 27