Pronunciamento de Plínio Valério em 16/11/2021
Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Cumprimentos ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, por destacar a necessidade de compensação às comunidades que preservam a floresta amazônica, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em Glasgow, no Reino Unido. Defesa da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ONGs na Amazônia.
- Autor
- Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Mudanças Climáticas,
Relações Internacionais,
Terceiro Setor, Parcerias Público-Privadas e Desestatização:
- Cumprimentos ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, por destacar a necessidade de compensação às comunidades que preservam a floresta amazônica, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em Glasgow, no Reino Unido. Defesa da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ONGs na Amazônia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/11/2021 - Página 25
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Administração Pública > Terceiro Setor, Parcerias Público-Privadas e Desestatização
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, PARTICIPAÇÃO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MUDANÇA CLIMATICA, GLASGOW, ESCOCIA, REINO UNIDO, DESTAQUE, COMPENSAÇÃO, REMUNERAÇÃO, COMUNIDADE, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.
- INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), REGIÃO AMAZONICA.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - AM. Para discursar.) – Vou fazê-lo daqui mesmo.
O senhor recebeu muitos elogios. Eu fui um dos que fizeram elogios baseado numa declaração que achei importante porque, normalmente – e eu não cito nomes –, os brasileiros que vão a esses encontros adoram esculhambar o Brasil, adoram assumir o papel de vilões, adoram assumir o papel de bandidos. Os brasileiros costumam, lá, concordar com tudo de mau que falam do País e não falam, também, do que é importante para nós, que é o ser humano. Quando o senhor fala que é preciso remunerar o pequeno produtor, olhar para isso, é fundamental para mim. Então, o meu elogio ao senhor foi por não se quedar a essa tentação de ter os holofotes da mídia e acusar, esculhambar, o nosso País. Eu acho que isso foi um ponto marcante. O senhor está de parabéns com relação a isso.
Agora, aproveito, Presidente, para relembrar. Não chega a ser uma cobrança, é uma lembrança. Precisamos, neste momento em que se discute a questão ambiental, para o ano, começar, logo no início do ano, a instalar a CPI que vai investigar as ONGs na Amazônia. Eu acho importante. Declaro aqui, como autor do pedido, que não é para demonizar, não é para demonizar ONG nenhuma. Ao contrário, é para tirar o joio e deixar só o trigo, porque a gente não tolera mais – nós, do Amazonas – essa intervenção que se faz. Não se respeita o Governo brasileiro, o Governo local, vêm os doadores e passam direto lá para as ONGs. Essas ONGs, acredito, Presidente, com algumas exceções, nos causam muito mal. E há suficiente material para que a gente inicie uma CPI.
Eu tomei uma decisão – e até pedi desculpa aos amigos que estão com pedidos de CPI: não assinarei nenhuma outra CPI até que se instale a das ONGs, porque eu acho justo, pois é a primeira que está na lista.
(Soa a campainha.)
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - AM) – E repito, Presidente – e quem está dizendo é o autor do pedido de CPI: não é para demonizar. Em absoluto, é para separar o joio do trigo. Nós precisamos tirar esse pessoal que se aproveita da Amazônia para fazer da Amazônia um modo de vida, de sustento de vida.