Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com as precárias condições de vida do povo Yanomami na Amazônia, com ênfase para a situação das crianças indígenas em situação de fome, desnutrição crônica e abandono sanitário. Apelo ao Ministério da Saúde por providências necessárias ao restabelecimento do equilíbrio sanitário das comunidades.

Autor
Nilda Gondim (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ozanilda Gondim Vital do Rego
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal, População Indígena:
  • Preocupação com as precárias condições de vida do povo Yanomami na Amazônia, com ênfase para a situação das crianças indígenas em situação de fome, desnutrição crônica e abandono sanitário. Apelo ao Ministério da Saúde por providências necessárias ao restabelecimento do equilíbrio sanitário das comunidades.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2021 - Página 50
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, PRECARIEDADE, VIDA, COMUNIDADE INDIGENA, TRIBO YANOMAMI, REGIÃO AMAZONICA, ENFASE, SITUAÇÃO, CRIANÇA, FOME, DESNUTRIÇÃO, CONDIÇÕES SANITARIAS, SAUDE.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), GOVERNO FEDERAL, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, SAUDE, COMUNIDADE INDIGENA.

    A SRA. NILDA GONDIM (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, em pleno século XXI, nos deparamos com cenários que levantam o seguinte questionamento: somos realmente uma sociedade civilizada?

    Do alto do nosso egocentrismo, até quando manteremos vivo o autoengano, que nos faz crer que compomos uma civilização avançada, enquanto toleramos que crianças indígenas yanomamis sofram a dor da fome, da desnutrição crônica e do abandono sanitário?

    Reportagem exibida pela TV Globo, no último domingo, mostrou a situação de penúria vivida pela comunidade yanomami. As tribos sofrem com surto de malária, doença de tratamento conhecido e eficaz.

    Entretanto, o Governo Federal, que deveria prestar a devida assistência sanitária a esses povos, não tem realizado o devido abastecimento dos postos de saúde, que, além de desabastecidos, possuem estrutura física extremamente precária!

    Nobres colegas, confesso que fiquei especialmente comovida com a triste situação vivida pelas crianças yanomamis. De acordo com a reportagem, estudo da Fiocruz constatou que oito a cada dez crianças estão acometidas de desnutrição crônica! Sim, em pleno século XXI, o Governo brasileiro permite que 80% das crianças de uma comunidade estejam em grave estado de desnutrição!

(Soa a campainha.)

    A SRA. NILDA GONDIM (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB) – Além disso, as crianças de toda a comunidade yanomami sofrem com altos níveis de infestação por parasitas e muitas estão contaminadas pelo mercúrio utilizado pelos garimpeiros ilegais que atuam na reserva.

    Sr. Presidente, não venho a este Parlamento, hoje, fazer uma simples crítica política ou de cunho gerencial ao Governo. Venho apelar para que o Ministério da Saúde tome todas as providências necessárias ao restabelecimento do equilíbrio sanitário das comunidades yanomamis.

    Tais providências são fundamentais, não apenas para salvaguardar a saúde e a dignidade dos indígenas, mas também para manter viva a nossa esperança de estarmos caminhando para a formação de uma sociedade, de fato, civilizada.

(Soa a campainha.)

    A SRA. NILDA GONDIM (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB) – Obrigada pela oportunidade, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2021 - Página 50