Pela ordem durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do prefeito da cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MT), Sr. José de Oliveira Santos, conhecido como Zé Oliveira, do MDB. Elogio à vida pública de S. Exa. e apresentação de pêsames aos familiares.

Autor
Simone Tebet (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Pesar pelo falecimento do prefeito da cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MT), Sr. José de Oliveira Santos, conhecido como Zé Oliveira, do MDB. Elogio à vida pública de S. Exa. e apresentação de pêsames aos familiares.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2021 - Página 26
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PREFEITO, RIO VERDE DE MATO GROSSO (MS), JOSE DE OLIVEIRA, PARTIDO POLITICO, MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (MDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    A SRA. SIMONE TEBET (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - MS. Pela ordem.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Eu sei que nós já estamos em processo de votação. Eu gostaria, apenas, se V. Exa. me permitir, de inserir em ata um voto de pesar. Estava agora conversando com o Senador Jayme Campos sobre os grandes homens públicos que estão nos deixando, ou prematuramente, ou porque de alguma forma vão ocupar, fazer política de outra forma. Talvez, este que eu vou mencionar agora seja o último dos grandes homens públicos de Mato Grosso do Sul da época do meu saudoso pai.

    Faleceu, nesta segunda-feira, na madrugada, está assinado pelos três Senadores, o Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, José de Oliveira Santos, mais conhecido como Zé de Oliveira. Ele é dos quadros do MDB desde sempre. Para saber a trajetória dele, além de Vereador, Deputado Estadual, Senador Jayme Campos, foi cinco vezes Prefeito da cidade. Então, se a gente pudesse fazer uma homenagem a ele, nós poderíamos dizer que cada rua, cada praça da cidade, de alguma forma, tem ali a memória de Zé de Oliveira, ou porque ajudou, ou porque, como Prefeito, levou as obras, os serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida.

    Eu gostaria aqui de deixar, de pedir para inserir em ata, porque eu cresci aprendendo a boa política. E, se há uma coisa que eu tenho da memória da minha infância, para se ter uma ideia, da minha pré-adolescência, é a figura de Zé de Oliveira comendo, almoçando na mesa, de comunhão com meu pai; o brilho no olhar dele quando falava da cidade, o amor incondicional à sua terra, a generosidade, a humildade. A vida dele foi dedicada à população de Rio Verde. E, por outro lado, vendo o meu pai falar da altivez, da capacidade, da honestidade, da ética desse grande homem público.

    Então, eu gostaria que pudesse também ser encaminhado à Prefeitura, à Câmara de Vereadores, aos familiares. E aqui está assinado por mim, pela Senadora Soraya e pelo Senador Nelsinho Trad. O seu corpo vai, mas a memória estará presente em cada canto, em cada esquina da nossa querida cidade de Rio Verde.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2021 - Página 26