Pronunciamento de Otto Alencar em 30/11/2021
Pela ordem durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro acerca da atuação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e reconhecimento do descumprimento, pelo Presidente da República, da obrigação de repassar para a Comissão as solicitações de empréstimos destinados a Estados do Nordeste. Sugestão para que o Governador do Estado do Ceará ingresse com ação judicial, a exemplo do que fez o Governador do Estado da Bahia.
- Autor
- Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
- Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Governo Estadual,
Governo Federal,
Operação Financeira:
- Registro acerca da atuação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e reconhecimento do descumprimento, pelo Presidente da República, da obrigação de repassar para a Comissão as solicitações de empréstimos destinados a Estados do Nordeste. Sugestão para que o Governador do Estado do Ceará ingresse com ação judicial, a exemplo do que fez o Governador do Estado da Bahia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/12/2021 - Página 18
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Operação Financeira
- Indexação
-
- REGISTRO, ATUAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, RECONHECIMENTO, DESCUMPRIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBRIGAÇÃO, REPASSE, SOLICITAÇÃO, EMPRESTIMO, DESTINAÇÃO, ESTADOS, REGIÃO NORDESTE, SUGESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE), AÇÃO JUDICIAL, SIMILARIDADE, ESTADO DA BAHIA (BA).
O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu queria agradecer a oportunidade de esclarecer ao Senador Cid Gomes. Todas as matérias de empréstimos para Estados ou Municípios, inclusive, recentemente, para o Poder Judiciário do Estado do Ceará, nós colocamos em votação imediatamente na CAE. Aprova-se o requerimento de urgência. Vem aqui para o Plenário, como aconteceu hoje com esse empréstimo da capital do Estado do Paraná, Curitiba.
Mas eu queria dizer ao Senador Cid Gomes que a Bahia sofre do mesmo problema, a mesma marcação cerrada, o mesmo cerco do Governo Federal. O último empréstimo conseguido pela Bahia nós conseguimos através de decisão judicial que foi dada para que o Governo Federal, a Casa Civil do Governo Federal, encaminhasse aqui para a Comissão de Assuntos Econômicos. Recomendo a V. Exa., ao Governador Camilo que faça o mesmo processo: entre na Justiça e peça uma decisão judicial obrigando aquilo que é de direito do Estado do Ceará, como foi no caso da Bahia e que, infelizmente, o Governo Federal, através de Senhor Presidente da República, marca os Estados do Nordeste para que sequer tenham direito aos empréstimos que são de obrigação da União repassar aqui para a Comissão de Assuntos Econômicos. Esse foi o problema que aconteceu com a Bahia e eu recomendo a V. Exa. que proceda do mesmo jeito. Só com decisão judicial o Presidente Jair Bolsonaro autoriza mandar para a Comissão de Assuntos Econômicos.
Obrigada, Sr. Presidente.