Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o esforço do Estado de Israel pela convivência pacífica com o povo palestino. Expectativa pela paz entre os povos em Jerusalém.

Autor
Carlos Viana (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Considerações sobre o esforço do Estado de Israel pela convivência pacífica com o povo palestino. Expectativa pela paz entre os povos em Jerusalém.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2021 - Página 34
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, ESFORÇO, ESTADO, ISRAEL, SITUAÇÃO, PACIFICAÇÃO, POVO, PALESTINA, EXPECTATIVA, PAZ, JERUSALEM.

    O SR. CARLOS VIANA (PSD - MG. Para discursar.) – Boa noite, Presidente. Boa noite a todos os Senadores e Senadoras.

    Quero complementar aqui, no tempo em que temos para a votação, uma fala que o Senador Omar Aziz trouxe sobre a questão da Palestina e o posicionamento do Brasil.

    A nossa visão e, naturalmente, a nossa posição diplomática são sempre pela paz, pelo encontro dos povos e que eles possam conviver pacificamente. Eu, como amigo de Israel, como aquele que já visitei várias vezes o Estado de Israel, digo que, apesar de tudo que se fala sobre Israel e Palestina, o Governo israelense faz um esforço muito grande pela convivência pacífica juntamente com o povo palestino, tanto que todos os anos o Governo de Israel emite, pelo menos, 100 mil vistos de trabalho para os palestinos em território israelense, fora os quase 30% da população que é de origem árabe e que hoje serve, inclusive, no exército de Israel.

    Portanto, quero aqui com o Senador Omar Aziz abraçar o desejo ao povo palestino e dizer dos esforços que nós brasileiros esperamos, incentivamos e apoiamos para que haja paz em Jerusalém, para que haja paz entre israelenses, árabes, palestinos, um novo esforço dentro do chamado Acordo de Abraão. E que o Brasil possa ser um parceiro importante do povo palestino, mas também do povo de Israel, lugar onde somos recebidos de uma maneira sempre espetacular.

    É o posicionamento aqui, somando ao Senador Omar Aziz, Presidente Rodrigo Pacheco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2021 - Página 34