Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, pelo não cumprimento das orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomendou a cobrança do passaporte de vacinas de qualquer viajante que desejasse entrar no País em decorrência da existência da variante Ômicron do Coronavírus.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Governo Federal:
  • Críticas ao Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, pelo não cumprimento das orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomendou a cobrança do passaporte de vacinas de qualquer viajante que desejasse entrar no País em decorrência da existência da variante Ômicron do Coronavírus.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2021 - Página 36
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESCUMPRIMENTO, ORIENTAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), RECOMENDAÇÃO, COBRANÇA, PASSAPORTE, VACINA, VIAJANTE, INGRESSO, BRASIL, VARIANTE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, eu quero aqui, com a minha fala, complementar a fala do colega Nelsinho Trad.

    Uma pergunta que não quer calar: por que o Presidente da República desobedece a uma orientação, a uma recomendação da Anvisa para exigir o passaporte de vacinas de quem vier para o Brasil? Não há nenhum país para o qual vá brasileiro que não exija o passaporte de vacina mais o teste PCR-RT 72 horas antes.

    Eu pergunto: o Presidente da República tem poder de desacatar uma orientação da vigilância sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária? Eu acho que esta Casa não se pode calar, gente. O mundo todo exige um passaporte de vacina e o Brasil aceita, mesmo com essa nova variante, que de onde vierem, exceto daqueles seis países, podem entrar no Território brasileiro sem vacinação, sem nenhum controle, gente. Esta Casa tem que fazer algo. Está vindo aí a Ômicron, que, aparentemente, pode não ser grave, mas os países, como a Alemanha, todos já estão tomando medidas.

    Não seguir a orientação da Anvisa é uma afronta ao povo brasileiro. Era isso que eu queria registrar aqui.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2021 - Página 36