Discussão durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o sucesso do sistema vacinal brasileiro. Satisfação com o trabalho das cinco universidades brasileiras na produção de vacinas nacionais.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Educação Superior:
  • Considerações sobre o sucesso do sistema vacinal brasileiro. Satisfação com o trabalho das cinco universidades brasileiras na produção de vacinas nacionais.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2021 - Página 53
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Política Social > Educação > Educação Superior
Indexação
  • ELOGIO, QUALIDADE, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA, BRASIL, TRABALHO, UNIVERSIDADE, PAIS, PRODUTO NACIONAL, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, ESTADO DA BAHIA (BA), UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), RIBEIRÃO PRETO (SP), INSTITUTO, CARDIOLOGIA, SÃO PAULO (SP).

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RS. Para discutir.) – Sr. Presidente, colegas Senadoras e Senadores, apenas ouvi as falas anteriores com relação às vacinas mineiras e quero dizer que o Brasil até ontem havia distribuído 372 milhões de doses de vacina. A população vacinal brasileira está na ordem de 178 milhões – jovens de 12 anos até qualquer idade. São 356 milhões o total da população vacinal brasileira. Então, já há mais de duas doses para toda a população brasileira.

    O meu Estado, Rio Grande do Sul, tem 9,8 milhões de gaúchos e gaúchas a serem vacinados. O Governo do Estado já recebeu 20,165 milhões de doses. Da mesma forma, no meu Estado já chegaram mais de duas doses para toda a população gaúcha.

    E outro trabalho importante. A Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, faz um trabalho de acompanhamento, já há uns cinco ou seis meses, do número de casos de covid e mortes de covid por Município. Em um dado agora do mês de outubro, nós tínhamos lá 3.640 Municípios com zero caso de covid. Então, está funcionando o sistema vacinal brasileiro.

    Quero cumprimentar aqui o nosso Ministro Queiroga e todas as 48 mil equipes de vacinação em todo o Brasil. É muito importante esse sistema que está perpassando o Estado brasileiro.

    E, com relação às vacinas, Senador Lasier, há cinco vacinas bem adiantadas: a mais adiantada é a da universidade que nós temos hoje dentro da Federação das Indústrias da Bahia, com uma vacina que já está em testes clínicos; a da Federal de Minas Gerais; a da Federal do Rio de Janeiro; a da USP de Ribeirão Preto; e também a do Instituto de Cardiologia de São Paulo. São cinco as vacinas que já estão mais adiantadas, em testes clínicos finais, e nós esperamos que, daqui a dois, três meses, estejam prontas para poderem ser fabricadas.

    Então, são notícias boas. Mesmo que nós tenhamos essa terceira cepa, seguramente os cientistas brasileiros já estarão trabalhando para adequar essas vacinas à terceira onda desse vírus. Houve primeira, a segunda e, agora, a terceira onda desse vírus. Então, notícia boa para os cientistas brasileiros comemorarem em nome dessas cinco universidades que estão trabalhando fortemente nessas vacinas para o covid, em Fase I, II e também III.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2021 - Página 53