Discurso durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca das atividades do Senado Federal no ano de 2021, com destaque para atuação relacionada a temas essenciais e urgentes de contenção da crise social, econômica e sanitária.

Referência ao estudo "Um Pacto de Arranjos Institucionais do Desempenho Estudantil", desenvolvido pelo servidor Bruno Gasparotto Ponne, desta Casa, que trata de análises de dados da educação básica no Estado do Ceará, que poderia servir de exemplo para a educação do País. Convite aos Parlamentares para que no ano de 2022 haja um maior engajamento nas discussões voltadas para a educação no Brasil.

Autor
Maria do Carmo Alves (DEM - Democratas/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Economia e Desenvolvimento, Proteção Social, Saúde:
  • Considerações acerca das atividades do Senado Federal no ano de 2021, com destaque para atuação relacionada a temas essenciais e urgentes de contenção da crise social, econômica e sanitária.
Educação Básica:
  • Referência ao estudo "Um Pacto de Arranjos Institucionais do Desempenho Estudantil", desenvolvido pelo servidor Bruno Gasparotto Ponne, desta Casa, que trata de análises de dados da educação básica no Estado do Ceará, que poderia servir de exemplo para a educação do País. Convite aos Parlamentares para que no ano de 2022 haja um maior engajamento nas discussões voltadas para a educação no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2021 - Página 11
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Economia e Desenvolvimento
Política Social > Proteção Social
Política Social > Saúde
Política Social > Educação > Educação Básica
Indexação
  • COMENTARIO, ATIVIDADE, SENADO, ANO, LEGISLATURA, DESTAQUE, ATUAÇÃO, ASSUNTO, CONTENÇÃO, CRISE, NATUREZA SOCIAL, ECONOMIA, SAUDE PUBLICA, CORRELAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • REFERENCIA, ESTUDO, REALIZAÇÃO, SERVIDOR, SENADO, AVALIAÇÃO, ESTUDANTE, ANALISE, DADOS, ESTADO DO CEARA (CE), EDUCAÇÃO BASICA, MODELO, BRASIL, ENFASE, ESTADO DE SERGIPE (SE).
  • CONVITE, SENADOR, AUMENTO, REALIZAÇÃO, DISCUSSÃO, EDUCAÇÃO, MELHORAMENTO, INDICE, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.

    A SRA. MARIA DO CARMO ALVES (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - SE. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, meus amigos, quero cumprimentar a todos, pela TV, pela Rádio Senado, pelo jornal e pela internet.

    Estamos concluindo mais um ano de intensa atividade no Senado Federal, um ano marcado por muitas incertezas e dificuldades para todos nós. Milhares de brasileiros acompanham nossas decisões, cobram posicionamentos e permanecem atentos a tudo que foi discutido e votado neste Parlamento. Estivemos debruçados em resposta para temas essenciais e urgentes de contenção da crise social, econômica e sanitária que estamos vivendo.

    Neste segundo ano de pandemia, muitas das desigualdades que tínhamos no País se acentuaram e se mostraram ainda mais nitidamente. Na educação, estamos sendo desafiados a novas soluções e vemos que apenas uma parcela muito pequena da população tem assegurado o acesso a uma educação de qualidade que provê nossa Constituição Federal. Sobre esse tema gostaria de dar conhecimento e de recomendar aos prezados colegas a leitura de um estudo sobre Um Pacto de Arranjos Institucionais do Desempenho Estudantil, desenvolvido em nível de mestrado pelo servidor desta Casa, Bruno Gasparotto Ponne, que atua na Assessoria Parlamentar do meu gabinete, que traz dados da educação básica no Ceará, demonstrando o sucesso alcançado pelo Estado, que é digno de exemplo para o resto do Brasil. Incorporado nesse estudo, meu gabinete está elaborando um conjunto de indicadores e recomendações, partindo da análise e uso de dados que julgamos importantes para a tomada de decisão dos gestores municipais, que vão agregar melhor perspectiva para a educação de cada Município sergipano, considerando as características peculiares de cada local. Apresentamos ainda alguns exemplos de boas práticas que podem e devem ser copiadas, o que fortalece nossa certeza de que políticas públicas baseadas em evidências são necessárias e também imprescindíveis para garantir o alcance e a eficácia dos que pretendem ler.

    Finalizo convidando a todos para no ano que vem nos debruçarmos ainda mais sobre discussão que vise melhores índices educacionais do Brasil, dando esperança de dias melhores para o nosso povo, principalmente crianças e jovens que necessitam de um ensino digno e de qualidade para fazer frente aos desafios futuros e à constituição de uma sociedade melhor. A educadora e poeta Cecília Meireles disse – abre aspas –: " A educação é a única das coisas deste mundo de que acredito e matéria inabalável" – fecha aspas. E eu, assim como ela, acredito no poder transformador da educação e também acredito que tempos melhores virão.

    Muito obrigada a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2021 - Página 11