Pela ordem durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao Senador Sérgio Petecão em relação ao posicionamento contrário à proposta de equiparação do horário de votação no Estado do Acre com o horário nacional.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos:
  • Apoio ao Senador Sérgio Petecão em relação ao posicionamento contrário à proposta de equiparação do horário de votação no Estado do Acre com o horário nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2021 - Página 41
Assunto
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Indexação
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, SENADOR, SERGIO PETECÃO, HORARIO, ELEIÇÕES, ESTADO DO ACRE (AC), EQUIPARAÇÃO, FUSO HORARIO, DECISÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM. Pela ordem.) – É para tratar sobre esse assunto. Conheço bem o a população do Acre, até porque somos vizinhos. O povo do Acre é um povo muito trabalhador e acorda bem cedo, mas, realmente, na nossa região, pelas distâncias, pelos rios, muitas vezes, as pessoas primeiro têm que fazer o almoço em casa para depois, à tarde, quando o sol está mais ameno ou quando não tem grandes temporais, é que saem para votar.

    Então, essa preocupação que o Senador Petecão coloca aqui em relação a terminar às três horas da tarde, às15h, realmente nos preocupa bastante. Seria mais fácil começar mais tarde no resto do Brasil...

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) – Claro!

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM) – ... e terminar às 17h na Região Norte, porque nós temos problema lá. Isso, sim, seria muito mais... Em vez de começar às 8h da manhã, começaria às 9h e iria até às 18h, 19h, porque o problema da nossa região é realmente à tarde.

    Então, tenho certeza de que o Tribunal Superior Eleitoral tem a sensibilidade para discutir essa questão, para analisar, e nada que a gente não possa acomodar até o final do ano que vem, até a eleição do ano que vem.

    Por isso, eu posso dizer: o Acre eu conheço bem, os acrianos, sei do grande esforço que todo mundo faz. Acordar cedo não é problema para eles, mas é um problema se preparar para a votação à tarde, geralmente quando é feita na nossa região.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2021 - Página 41