Pronunciamento de Omar Aziz em 15/12/2021
Pela ordem durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao Senador Sérgio Petecão em relação ao posicionamento contrário à proposta de equiparação do horário de votação no Estado do Acre com o horário nacional.
- Autor
- Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
- Nome completo: Omar José Abdel Aziz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Eleições e Partidos Políticos:
- Apoio ao Senador Sérgio Petecão em relação ao posicionamento contrário à proposta de equiparação do horário de votação no Estado do Acre com o horário nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/12/2021 - Página 41
- Assunto
- Outros > Eleições e Partidos Políticos
- Indexação
-
- APOIO, PRONUNCIAMENTO, SENADOR, SERGIO PETECÃO, HORARIO, ELEIÇÕES, ESTADO DO ACRE (AC), EQUIPARAÇÃO, FUSO HORARIO, DECISÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).
O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM. Pela ordem.) – É para tratar sobre esse assunto. Conheço bem o a população do Acre, até porque somos vizinhos. O povo do Acre é um povo muito trabalhador e acorda bem cedo, mas, realmente, na nossa região, pelas distâncias, pelos rios, muitas vezes, as pessoas primeiro têm que fazer o almoço em casa para depois, à tarde, quando o sol está mais ameno ou quando não tem grandes temporais, é que saem para votar.
Então, essa preocupação que o Senador Petecão coloca aqui em relação a terminar às três horas da tarde, às15h, realmente nos preocupa bastante. Seria mais fácil começar mais tarde no resto do Brasil...
O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) – Claro!
O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM) – ... e terminar às 17h na Região Norte, porque nós temos problema lá. Isso, sim, seria muito mais... Em vez de começar às 8h da manhã, começaria às 9h e iria até às 18h, 19h, porque o problema da nossa região é realmente à tarde.
Então, tenho certeza de que o Tribunal Superior Eleitoral tem a sensibilidade para discutir essa questão, para analisar, e nada que a gente não possa acomodar até o final do ano que vem, até a eleição do ano que vem.
Por isso, eu posso dizer: o Acre eu conheço bem, os acrianos, sei do grande esforço que todo mundo faz. Acordar cedo não é problema para eles, mas é um problema se preparar para a votação à tarde, geralmente quando é feita na nossa região.