Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Senador Antonio Anastasia por sua indicação ao cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Solicitação para que seja pautado o Veto nº 19, de 2021, aposto ao Projeto de Lei nº 5638, de 2020, que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Autor
Daniella Ribeiro (PP - Progressistas/PB)
Nome completo: Daniella Velloso Borges Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agentes Políticos, Homenagem:
  • Cumprimentos ao Senador Antonio Anastasia por sua indicação ao cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Serviços:
  • Solicitação para que seja pautado o Veto nº 19, de 2021, aposto ao Projeto de Lei nº 5638, de 2020, que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2021 - Página 52
Assuntos
Administração Pública > Agentes Públicos > Agentes Políticos
Honorífico > Homenagem
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Serviços
Matérias referenciadas
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, ANTONIO ANASTASIA, APROVAÇÃO, INDICAÇÃO, CARGO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, VETO (VET), PROJETO DE LEI, PROGRAMA, EMERGENCIA, RETOMADA, SETOR, EVENTO.

    A SRA. DANIELLA RIBEIRO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, caríssimos colegas Senadores, antes de iniciar minha fala, quero cumprimentar o colega Senador Antonio Anastasia pela sua condução ao TCU, como Ministro do Tribunal de Contas da União, assim como quero cumprimentar os colegas que concorreram, o Senador Fernando Bezerra e a Senadora Kátia Abreu.

    Desejo sorte ao Senador Antonio Anastasia. Tenho certeza de que cumprirá com muito êxito a sua missão, para que tão bem preparado é, assim como os outros colegas. Mas a Casa é soberana e faz a sua escolha. E cumpriu com a sua missão no dia de ontem. Que Deus o abençoe na sua caminhada, Senador Anastasia!

    Venho aqui, Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras, mais uma vez, para pedir que possamos unir forças para socorrer o setor mais prejudicado dessa pandemia, o de eventos. Sim, o mais prejudicado, pois o evento tem a ver com celebração e aglomeração. Foi o primeiro a parar e o último a voltar, numa retomada cheia de limitações e insegurança com relação a novos cancelamentos.

    Não estou aqui defendendo aglomeração. Quem acompanha o meu trabalho sabe disso. Defendo o socorro do setor por parte do Governo Federal.

    Como as senhoras e os senhores sabem, fui Relatora do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), de autoria do Deputado Federal Felipe Carreras. Estou nessa luta desde fevereiro. De lá para cá, tivemos reuniões com a equipe técnica do Ministério da Economia e com o Ministro Paulo Guedes. Realizamos audiência pública aqui no Senado Federal, fiz incontáveis lives para esclarecer dúvidas do setor e da população. O Perse foi aprovado por unanimidade no Senado e finalmente, em maio, virou lei.

    Mas logo vieram os vetos. Nesse percurso, várias empresas fecharam: muitas pessoas desempregadas, incertezas, desespero, caos.

    Não quero me alongar, Sr. Presidente, pois todos aqui são testemunhas do quanto estou sendo incansável nessa verdadeira odisseia de grandes obstáculos, mas achei necessário retomar esse histórico – histórico, diga-se de passagem, de luta legítima e urgente. São 18 meses de paralisação.

    Faço aqui um apelo: nós precisamos pautar no Congresso Nacional e promover a derrubada do veto para garantirmos esse socorro, honrando a nossa palavra.

    Todo o setor permanece unido e engajado, esperando de nós uma resposta. Somos, neste momento, o porto seguro de que eles precisam. O "não" ao veto é o "sim" à desoneração fiscal, "sim" ao programa de manutenção dos empregos.

    Aprendi muito com a união e a solidariedade do setor de eventos. Eles costumam dizer que o Perse é também perseverança. Eu acredito nisso e irei lutar até o fim. Sei que tenho vocês, representantes do nosso povo, junto comigo nessa batalha.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2021 - Página 52