Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Reflexões sobre a importância das eleições gerais de 2022 para o fortalecimento da democracia e da participação política dos brasileiros. Apelo por uma maior representatividade feminina na política.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos, Mulheres:
  • Reflexões sobre a importância das eleições gerais de 2022 para o fortalecimento da democracia e da participação política dos brasileiros. Apelo por uma maior representatividade feminina na política.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2021 - Página 52
Assuntos
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ELEIÇÕES, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO, POLITICA, POPULAÇÃO, SOLICITAÇÃO, AUMENTO, REPRESENTAÇÃO, MULHER.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, colegas Senadores e todos que estão nos assistindo, hoje, como é a nossa última sessão presencial aqui no Senado Federal, eu quero desejar um 2022 melhor para o povo brasileiro, com menos desemprego, com menos fome, com mais famílias debaixo de um teto, com mais famílias com acesso à saúde, com mais famílias com acesso a uma educação pública de qualidade; é isso que eu estou desejando ao povo brasileiro. E lembro que o próximo ano é um ano eleitoral. Não existe nenhum regime mais importante do que a democracia, e, quando forem escolher os seus candidatos, seja para o Legislativo ou para o Executivo, lembrem-se, senhores, da importância da política.

    Os senhores – as mulheres e os homens deste País – não estão com fome, não estão sem um teto porque Deus quis. Não! Isso são decisões políticas, a decisão política dos Poderes que resolvem assumir uma política que deixa 20 milhões com fome e mais da metade desempregado e subempregado. Por isso, a importância da democracia!

    Vocês não são pobres porque Deus quis; vocês estão sendo empobrecidos pelo Estado brasileiro quando retira o direito de ter um emprego digno e o direito de alimentar a sua família. Então, por isso, a importância da democracia. Não condenem a política – a política é essencial –, mas se lembrem de que as decisões são políticas.

    E, finalmente, quero dizer às mulheres deste País que precisamos estar mais aqui, porque somos 50% da população brasileira, e, se temos menos de 15% de representatividade, isso quer dizer que a população brasileira não está representada.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2021 - Página 52