Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a cerimônia realizada no Senado Federal, em 10 de fevereiro de 2022, para inauguração do Busto do Senador Francisco Salles, trisavô do Senador Carlos Portilho.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Homenagem:
  • Comentários sobre a cerimônia realizada no Senado Federal, em 10 de fevereiro de 2022, para inauguração do Busto do Senador Francisco Salles, trisavô do Senador Carlos Portilho.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2022 - Página 27
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CERIMONIA, MUSEU, SENADO, HOMENAGEM, EX SENADOR, FRANCISCO SALLES.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. PSD - MG) – Obrigado, Senador Carlos Portinho; agradeço a V. Exa.

    De fato, foi uma manhã memorável de homenagem a um grande mineiro, um grande brasileiro, Francisco Salles, seu trisavô. Portanto, sua família se orgulha muito de ter hoje V. Exa. no Senado Federal representando o Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade a um legado extraordinário de Francisco Salles, mineiro de Lavras e que foi Deputado Estadual, Deputado Federal por Minas Gerais, Prefeito de Belo Horizonte, Presidente do Estado de Minas Gerais – de fato, a nomenclatura, àquela época, era Presidente, e não Governador –, Senador por dois mandatos, Ministro da Fazenda e um homem muito afeito à responsabilidade fiscal, com o conceito de responsabilidade fiscal, já aquela época, no início do século passado, já vindo pela cabeça e pelas mãos de Francisco Salles. Uma grande homenagem que foi feita hoje, uma bela homenagem, no nosso Museu do Senado.

    E quero agradecer à sua família: D. Maria Heloísa, sua avó; D. Ângela, a senhora sua mãe; todos os seus tios, que cederam ao Senado Federal esse belo busto de Francisco Salles, que ficará ali bem exposto, bem cuidado, para que todas as pessoas que venham ao Museu do Senado possam ali compartilhar essas experiências da nossa história, numa casa que é quase bicentenária – completará os seus 200 anos em breve – e que teve nos seus quadros realmente um grande mineiro, um grande brasileiro que foi Francisco Salles, cuja linhagem, cuja estirpe está incorporada por V. Exa.

    Então, muito obrigado. Agradeço penhoradamente essa gentileza da sua família na cessão desse busto ao Senado Federal e agradeço a todos Senadores e todos os que participaram e que se entusiasmaram com esta homenagem de hoje. Muito obrigado, Senador Carlos Portinho.

    Próximo orador inscrito, Senador Izalci Lucas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2022 - Página 27