Pela ordem durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre a inundação ocorrida no município Jordão, no estado do Acre (AC). Apelo ao Governo Federal e à Defesa Civil para que sejam tomadas providências para amenizar o sofrimento da população do município.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social, Governo Federal:
  • Registro sobre a inundação ocorrida no município Jordão, no estado do Acre (AC). Apelo ao Governo Federal e à Defesa Civil para que sejam tomadas providências para amenizar o sofrimento da população do município.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2022 - Página 35
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • REGISTRO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, JORDÃO (AC), CALAMIDADE PUBLICA, INUNDAÇÃO, RIO JORDÃO, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, DEFESA CIVIL, AUXILIO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC. Pela ordem.) – Presidente Rodrigo Pacheco, quero agradecer a V. Exa. a oportunidade.

    Eu queria apenas fazer um registro. Lá, no meu estado, o Município do Jordão, que foi atingido pela enchente do Rio Jordão, uma enchente que surpreendeu a todos nós por conta da velocidade como subiram as águas.

    E, aí, eu queria aqui prestar a minha solidariedade ao povo do Jordão e fazer um apelo ao Governo Federal, fazer um apelo à Defesa Civil no sentido de que possam, neste momento de tanta dificuldade por que o povo do Jordão passa, unir forças – toda a bancada federal está mobilizada, inclusive, já vi hoje a Deputada Mara procurando o Ministro da Defesa – para que possamos amenizar, pelo menos amenizar, o sofrimento daquela população.

    Eu vi uma cena hoje muito triste, muito triste mesmo, Eu vi um vídeo em que alguns comerciantes, que tiveram prejuízos... A maioria da população lá é indígena, e, quando as pessoas estavam retirando aquelas mercadorias que foram atingidas pelas águas, que estão estragadas, os índios iam ali avançando.

    Então, é preciso que o Governo brasileiro, o Governo Federal dê uma atenção especial, uma atenção diferenciada a esse povo, o povo do Jordão, esse município que é isolado lá, do meu estado, para que se possa amenizar o sofrimento daquela população.

(Soa a campainha.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) – Então, fica aqui o meu apelo, e quero agradecer a V. Exa. por ter me concedido esse espaço. Quero que fique registrado nos Anais, porque hoje... Eu nunca tinha visto uma enchente tão rápida como a que aconteceu agora em Jordão. E o senhor está acompanhando o sofrimento da população de Minas Gerais, com certeza. As chuvas no meu Estado também não são diferentes. Na capital Rio Branco também, as águas estão subindo muito rápido, mas no momento nós temos que ajudar o povo de Jordão.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2022 - Página 35