Pronunciamento de Esperidião Amin em 22/02/2022
Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade aos brasileiros que sofrem em razão dos infortúnios climáticos que atingem várias regiões do País.
Congratulações à entidade Aliança pela Vida pelo trabalho realizado em Florianópolis-SC em benefício dos pacientes com Covid-19.
Homenagem ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi, que ganhou o título de maior produtividade na Justiça superior brasileira
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Calamidade Pública e Emergência Social:
- Solidariedade aos brasileiros que sofrem em razão dos infortúnios climáticos que atingem várias regiões do País.
-
Saúde Pública:
- Congratulações à entidade Aliança pela Vida pelo trabalho realizado em Florianópolis-SC em benefício dos pacientes com Covid-19.
-
Atuação do Judiciário:
- Homenagem ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi, que ganhou o título de maior produtividade na Justiça superior brasileira
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/02/2022 - Página 37
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, BRASILEIROS, CALAMIDADE PUBLICA, CHUVA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), SECA, REGIÃO SUL.
- CONGRATULAÇÕES, ENTIDADE, ASSISTENCIA MEDICA, FLORIANOPOLIS (SC), PACIENTE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
- HOMENAGEM, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), TITULO, PRODUTIVIDADE, JUSTIÇA, JUDICIARIO.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu quero, em primeiro lugar, me solidarizar com aqueles que estão sofrendo com os caprichos meteorológicos que estamos vivendo. Não é apenas inundação no Acre, enchente terrível no Rio de Janeiro, lembro aquilo que Minas Gerais já passou, a estiagem no Sul do Brasil, Senador Jorginho Mello, o granizo no Sul do Brasil. Então, é um momento em que se deve estimular a nossa solidariedade.
Ouvi há pouco o Senador Petecão e quero dizer que nós, acima de tudo, não podemos perder a esperança, Senador Jayme Campos, porque o povo brasileiro sabe reagir e sabe não desistir. Eu acho que a nossa palavra deve ser de apoio a não desistir e prosseguir na construção daquela prosperidade que o Brasil merece e que só vai ser criada por quem empreende, seja ele um pequeno produtor rural, seja um grande empresário, até internacional, que vai investir aqui. Então, essa deve ser a nossa prioridade neste momento.
De outra parte, Sr. Presidente, eu quero me congratular, em nome da solidariedade, com o bom exemplo colhido em Santa Catarina, em Florianópolis, e deixar inscrito, como se lido fosse, o meu pronunciamento sobre a Aliança pela Vida.
Ao mesmo tempo, numa homenagem ao Judiciário brasileiro, quero homenagear um juiz catarinense, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Buzzi, do meu estado, que manteve, durante todo o ano passado – e já tinha conseguido no ano anterior, 2020 –, o título de maior produtividade na Justiça superior brasileira, ou seja, no STJ. Por praticamente dois anos consecutivos, Marco Aurélio Buzzi marcou a pole position, assim dizendo, em matéria de resolutividade de processos na instância superior, ou seja, no Superior Tribunal de Justiça. Tantas vezes reclamamos, com razão, da demora do Judiciário, mas também há, tanto sistemática e sistemicamente pelo próprio Judiciário quanto por bons exemplos que a gente deve ressaltar, aqueles que produzem a Justiça, que, como dizia Ruy Barbosa, se atrasar e atrasar demais, como muitas vezes acontece, ela se transforma numa injustiça, com que até o advogado Rodrigo Pacheco certamente concordaria. Então, esse é um bom exemplo, que eu faço questão de ressaltar.
Muito obrigado.