Pela ordem durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de inclusão em pauta do Requerimento nº 146, de 2022, de autoria da Senadora Rose de Freitas, de realização de Sessão de Debates Temáticos, a fim de discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. Sugestão da participação do Embaixador do Brasil da Ucrânia na referida sessão.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Conflito Bélico, Relações Internacionais:
  • Solicitação de inclusão em pauta do Requerimento nº 146, de 2022, de autoria da Senadora Rose de Freitas, de realização de Sessão de Debates Temáticos, a fim de discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. Sugestão da participação do Embaixador do Brasil da Ucrânia na referida sessão.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2022 - Página 47
Assuntos
Outros > Conflito Bélico
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ROSE DE FREITAS, SENADOR, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, PAPEL, BRASIL, GUERRA, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, UCRANIA, PARTICIPAÇÃO, EMBAIXADOR, PAIS, SOLICITAÇÃO, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, DELIBERAÇÃO, MATERIA, VOTO DE SOLIDARIEDADE, GOVERNO, VITIMA, INVASÃO TERRITORIAL.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PDT/CIDADANIA/REDE/REDE - AP. Pela ordem.) – Rapidamente, Presidente.

    Existe sobre a mesa um requerimento de autoria de S. Exa., Senadora Rose de Freitas. Eu queria, inclusive, parabenizar a Senadora Rose pelo seu requerimento que propõe a realização de uma sessão de debates sobre a grave crise e o papel do Brasil na crise envolvendo a Rússia e a Ucrânia.

    O requerimento de S. Exa. propõe uma sessão de debates com a presença de S. Exa., o Ministro das Relações Exteriores, o nosso Chanceler, e também... E eu queria aqui acrescentar, se S. Exa., Senadora Rose, me permitir e se o Sr. Presidente me permitir, que a esta sessão de debates nós tenhamos também a inclusão da presença do Embaixador do Brasil na Ucrânia e, da mesma forma, Presidente, Senadora Rose, eu considero importante termos presentes nesse debate aqui alguns dos representantes dos brasileiros que lá ficaram e que tiveram que, a muito custo, com muita dificuldade, atravessar as fronteiras com a Polônia e com a Moldávia para virem até aqui.

    Eu acho que é importante a presença desses atores, desses personagens nessa sessão de debates para nós termos o balizamento da posição da nossa diplomacia – e é por isso a necessidade da presença do nosso Chanceler – e termos, ao mesmo tempo, a posição de como foi o comportamento da autoridade diplomática brasileira na Ucrânia nos antecedentes do conflito e depois para a retirada dos brasileiros envolvidos no conflito.

    Então, eu queria, com a permissão da Senadora Rose, pedir esse adendo ao requerimento de S. Exa. e pedir, Senador Rodrigo Pacheco, que V. Exa. submetesse esse requerimento ainda nesta sessão à apreciação, assim como o nosso voto de solidariedade ao povo e ao Governo ucraniano.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM) – Sr. Presidente.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PDT/CIDADANIA/REDE/REDE - AP) – Então, é nesses termos que peço deferimento e para que o quanto antes porque o conflito está em curso e essas são informações que nós devemos debater o quanto antes para que o quanto antes esse debate possa ser trazido aqui para o Plenário do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2022 - Página 47