Discussão durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 54, de 2020, que "Denomina 'Redação Repórter Larissa Bortoni' a sala de redação da Rádio Senado".

Autor
Rose de Freitas (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres, Servidores Públicos:
  • Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 54, de 2020, que "Denomina 'Redação Repórter Larissa Bortoni' a sala de redação da Rádio Senado".
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2022 - Página 76
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, HOMENAGEM, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, CARGO EFETIVO, REPORTER, JORNALISTA, QUADRO DE PESSOAL, DENOMINAÇÃO, ESPAÇO, REDAÇÃO, AMBITO, EDIFICIO, SENADO.

    A SRA. ROSE DE FREITAS (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - ES. Para discutir.) – Presidente, não fique com raiva de mim, não.

    Eu não poderia deixar de homenagear a Larissa, uma homenagem muito justa. Era uma profissional que dava voz a quem não tinha voz. Ela tinha o prazer de ouvir depoimentos e colocá-los publicamente para evidenciar abusos, desrespeitos, ouvindo também, no setor cultural, os artistas, ouvindo sempre as mulheres.

    Então, a Simone, ao tomar essa atitude em nome de todas nós, mulheres, também presta uma homenagem muito justa. E por isso é que eu fiz questão de me somar a esse projeto de resolução do Senado e dizer que a reportagem importante a ser publicada agora é que há uma sala na redação da Rádio Senado que se chamará Larissa Bortoni.

    E certa vez, Sr. Presidente, um escritor, Jorge Luis Borges, que escreveu livros maravilhosos – tenho uma obra completa dele que valia a pena ser lida – perguntado... De repente, um dia, Senadora Zenaide, ele se deu conta de que não havia feito uma homenagem a uma pessoa importante na sua vida, que foi exatamente a sua mãe. E ele parou para prestar essa homenagem num de seus livros, dizendo, fazendo um poema chamado "Arrependimento". E eu não queria sair... E ele disse até, Presidente: "Devíamos nos tratar a todos como se todos já estivéssemos mortos".

    Eu não tive a oportunidade de dar um abraço e dizer...

(Soa a campainha.)

    A SRA. ROSE DE FREITAS (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - ES) – ...quão importante foi o trabalho que Larissa fez. Mas acho que a principal reportagem vai ficar aqui na cabeça de todos nós, de que foi excelente profissional... e que mulher maravilhosa e jornalista de destaque! É apenas uma sala para recordar a importância que ela teve aqui nesta Casa, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2022 - Página 76