Pronunciamento de Zenaide Maia em 08/03/2022
Discussão durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 54, de 2020, que "Denomina 'Redação Repórter Larissa Bortoni' a sala de redação da Rádio Senado".
- Autor
- Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
- Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mulheres,
Servidores Públicos:
- Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 54, de 2020, que "Denomina 'Redação Repórter Larissa Bortoni' a sala de redação da Rádio Senado".
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/03/2022 - Página 77
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, HOMENAGEM, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, CARGO EFETIVO, REPORTER, JORNALISTA, QUADRO DE PESSOAL, DENOMINAÇÃO, ESPAÇO, REDAÇÃO, AMBITO, EDIFICIO, SENADO.
A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discutir. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, eu não tive muito contato com Larissa Bortoni, mas dei uma olhada nos trabalhos dela e vi que era uma mulher de sensibilidade social e de combatividade, não só pelos direitos das mulheres, mas também pelos direitos humanos de forma geral. Ela fez trabalhos belíssimos sobre os ciganos do Brasil, sobre a luta contra os manicômios, sobre a invisibilidade dos adultos autistas. Entendeu, Rose? Ela mostrou que os adultos, as pessoas com deficiência, quando ficam adultos passam a ser... deixam de existir, porque, infelizmente, há isso. Não são mais responsabilidade do município, nem do estado. Então, essas pessoas vão para casa e deixam de existir.
No dia de hoje, em que batizamos essa sala da redação da Rádio Senado com o nome dessa grande jornalista, mulher, é também, gente, um convite para ouvirmos novamente esses trabalhos. No site do Senado estão todos os áudios, um legado de Larissa Bortoni para o Senado, para nós, mulheres; enfim, para todos.
Eu fiquei impressionada – viu, Rose? –, você que teve o privilégio de conviver bastante tempo, era uma mulher bastante combativa e sensível. Eu dei uma olhada e, por isso, Presidente, pedindo desculpa pelo horário, eu não podia deixar de dar esse depoimento aqui.