Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da Operação Florida Heat, realizada pela Polícia Federal juntamente com o Ministério Público Federal, ocorrida em Campo Grande-MS e em Miami, nos Estados Unidos, para desarticular organização criminosa que agia no tráfico internacional de armas dos Estados Unidos para o Brasil. Preocupação com a possibilidade de o Estado do Mato Grosso do Sul estar sendo usado pelo crime organizado como corredor logístico para o tráfico de drogas e de armas, devido ao número crescente de apreensões. Destaque para a importância do fortalecimento da segurança pública como forma de proteger as fronteiras do País.

Autor
Soraya Thronicke (PSL - Partido Social Liberal/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Segurança Pública:
  • Registro da realização da Operação Florida Heat, realizada pela Polícia Federal juntamente com o Ministério Público Federal, ocorrida em Campo Grande-MS e em Miami, nos Estados Unidos, para desarticular organização criminosa que agia no tráfico internacional de armas dos Estados Unidos para o Brasil. Preocupação com a possibilidade de o Estado do Mato Grosso do Sul estar sendo usado pelo crime organizado como corredor logístico para o tráfico de drogas e de armas, devido ao número crescente de apreensões. Destaque para a importância do fortalecimento da segurança pública como forma de proteger as fronteiras do País.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2022 - Página 43
Assunto
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), CAMPO GRANDE (MS), CIDADE, MIAMI, DISSOLUÇÃO, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, TRAFICO INTERNACIONAL, ARMA DE FOGO, DROGA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DESTINAÇÃO, BRASIL.
  • SAUDAÇÃO, POLICIA RODOVIARIA FEDERAL, DEPARTAMENTO, OPERAÇÃO, FRONTEIRA, REALIZAÇÃO, TRABALHO, APREENSÃO, ARMA DE FOGO, DROGA, CONTRABANDO, REGIÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSL - MS. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, foi como oradora que eu me inscrevi.

    Eu gostaria de fazer aqui um importante registro em relação ao trabalho que as polícias e os órgãos de segurança pública prestam ao país no combate ao crime organizado.

    Na manhã de hoje, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou, também no Mato Grosso do Sul, a Operação Florida Heat, para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de armas dos Estados Unidos para o Brasil.

    Nas ações de hoje, Presidente, cerca de 50 policiais federais, membros do Gaeco, do MPF e agentes americanos cumpriram sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão na capital do Rio de Janeiro, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e em Miami, nos Estados Unidos, com o apoio da Agência de Investigação de Segurança Interna da Embaixada dos Estados Unidos. As investigações desvendaram a existência de um grupo responsável pela aquisição de armas de fogo, peças, acessórios e munições nos Estados Unidos para posterior envio ao Brasil.

    Destaco aqui, Presidente, que essa operação e o trabalho da Polícia Federal são muito importantes e têm sido muito bem executados, porque temos um grave problema de segurança lá no Mato Grosso do Sul, que consequentemente traz problemas para o resto do país, que é o tráfico internacional de drogas e de armas, que entram em grande número pelas fronteiras do nosso estado. Nós fazemos fronteiras com dois países da América do Sul, Bolívia e Paraguai, e com cinco outros estados. A posição geográfica do Mato Grosso do Sul é muito privilegiada, temos um potencial logístico gigantesco, mas que, infelizmente, também é usado pelo crime organizado para o tráfico e contrabando de ilícitos.

    Sabendo disso, Sr. Presidente e colegas, eu quero exaltar também o incansável trabalho da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, na pessoa do Superintendente Luiz Alexandre, e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na pessoa do seu diretor, o Coronel PM Wagner Ferreira da Silva. Tanto a PRF quanto o DOF realizam operações diariamente de apreensão de armas, drogas e outros contrabandos e atuam com muita firmeza no combate ao crime organizado em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul.

    Quero trazer aqui alguns dados do meu estado para que o Brasil saiba da complexidade da situação, para que possamos buscar soluções que fortaleçam ainda mais o trabalho da segurança pública no nosso país.

    Apenas em 2021, o DOF apreendeu mais de 195 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul, causando um prejuízo de aproximadamente R$300 milhões ao crime organizado.

(Soa a campainha.)

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSL - MS. Por videoconferência.) – Ainda em 2021, durante 20 dias da Operação Fronteiras e Divisas Integradas I, as forças policiais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul prenderam mais de 2 mil criminosos e apreenderam cerca de 40 toneladas de drogas e 200 armas de fogo nesses estados. Desse total, Presidente, 75% das drogas tiradas de circulação durante a operação o foram nas fronteiras e divisas de Mato Grosso do Sul com outros estados e países, além dos mais de 65 mil maços de cigarros que foram apreendidos, das armas de fogo e dos veículos furtados e roubados que foram recuperados na região. O número é de 75%, é extremamente grave. Esses números são muito expressivos e comprovam o que eu disse anteriormente sobre o meu estado, que está sendo usado pelo crime organizado como corredor logístico para o tráfico de drogas e de armas. Temos que reverter essa situação e fortalecer nossas polícias e órgãos de segurança pública porque a guerra contra o crime não é uma brincadeira, como muitos pensam. O potencial logístico do Mato Grosso do Sul deve ser usado apenas para a prosperidade e o crescimento econômico da nossa população.

    E é por isso que eu tenho trabalhado e focado o meu mandato enviando sempre emendas, Presidente, para fortalecer a segurança pública. E quero lembrar que, na minha campanha, eu disse que eu sou extremamente rígida com a questão de crimes, do tráfico, da violência e da corrupção. Em relação a isso, eu tenho uma dificuldade muito grande em ter reservas, em ter tolerância. Não tenho flexibilização para esse tipo de tema.

    Então, para mim, é algo muito caro o que tem acontecido no nosso estado. E por isso, ressalto aqui: as forças de segurança, que têm tido um trabalho incrível, e mesmo assim, com poucos recursos. Eu tenho trabalhado o máximo que eu posso para dirimir esses problemas e ajudá-los, para fortalecer as nossas fronteiras.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2022 - Página 43