Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo pela rejeição, na próxima sessão do Congresso Nacional, do Veto nº 33, de 2021, aposto ao Projeto de Lei do Senado nº 293, de 2009, que dispõe sobre a concessão de benefício previdenciário às pessoas que possuem lúpus e epilepsia, assim como do Veto nº 48, de 2021, aposto ao Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a quebra de patentes de vacinas e remédios para combate à pandemia de Covid-19.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Propriedade Intelectual, Regime Geral de Previdência Social, Saúde:
  • Apelo pela rejeição, na próxima sessão do Congresso Nacional, do Veto nº 33, de 2021, aposto ao Projeto de Lei do Senado nº 293, de 2009, que dispõe sobre a concessão de benefício previdenciário às pessoas que possuem lúpus e epilepsia, assim como do Veto nº 48, de 2021, aposto ao Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a quebra de patentes de vacinas e remédios para combate à pandemia de Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2022 - Página 13
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Jurídico > Direito Empresarial e Econômico > Propriedade Intelectual
Política Social > Previdência Social > Regime Geral de Previdência Social
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DERRUBADA, REJEIÇÃO, VETO (VET), CONGRESSO NACIONAL, VETO TOTAL, PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS), ALTERAÇÃO, PLANO DE BENEFICIOS, PREVIDENCIA SOCIAL, INCLUSÃO, DOENÇA, DISPENSA, PRAZO, CARENCIA, CONCESSÃO, BENEFICIO, AUXILIO DOENÇA, APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
  • SOLICITAÇÃO, DERRUBADA, REJEIÇÃO, VETO (VET), VETO PARCIAL, CONGRESSO NACIONAL, LICENÇA, PATENTE DE REGISTRO, PRODUTO FARMACEUTICO, VACINA, MEDICAMENTOS, PREVENÇÃO, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar. Por videoconferência.) – Boa tarde, Presidente Rodrigo Pacheco, Senadores e Senadoras, autores, Relatores.

    Parabéns pela pauta – pauta muito expressiva e muito importante!

    Presidente, na sessão do Congresso, marcada para essa quinta-feira, vamos apreciar alguns vetos. Peço, respeitosamente, dentro do possível, que sejam derrubados os vetos do Presidente da República ao nº 48, da quebra de patentes de vacinas e medicamentos para combater a covid-19. Espero também que seja derrubado o Veto nº 33, sobre lúpus e epilepsia. Avançaremos, beneficiando milhões de brasileiros.

    No Brasil, já ocorreram mais de 656 mil mortes devido à pandemia. No mundo, mais de 100 milhões. Estamos vacinando, sim, é verdade, mas precisamos ficar atentos. Especialistas alertam para a variante Deltacron. O Brasil precisa se precaver. Por isso, a importância da quebra de patentes.

    Nota da Internacional de Serviços Públicos, assinada por 41 entidades, pede a quebra de patentes.

    Teremos vacinas produzidas em grandes quantidades, com preços bem menores. Poderemos também ajudar países pobres que estão em dificuldades. Estaremos, efetivamente, democratizando a vacinação.

    Só como exemplo, Serra Leoa vacinou apenas 12% da sua população e quase ninguém – ninguém! – recebeu a segunda dose. Países da Europa e da Ásia estão já em alerta. Há um aumento de casos no Reino Unido, na Itália, na Grécia, entre outros. Na Alemanha, o número de casos diários saltou de 67 mil para 237 mil na semana passada. A China tem um surto de cinco mil casos de covid e decretou lockdown para 30 milhões de pessoas.

    A minha intenção, Presidente, não é aqui pregar o caos nem o apocalipse, mas fazer um chamamento, um alerta: não podemos vacilar! Já perdemos milhares de vidas. A quebra de patentes de vacinas e medicamentos para combater esse vírus e suas variantes é necessária, é urgente. O Congresso precisa derrubar o Veto n° 48.

    Presidente, outro veto que também temos que olhar com todo carinho – claro, eu faço um apelo aqui a Senadores e Deputados – é o Veto n° 33. Se ele for derrubado, nós vamos assegurar o direito às pessoas que possuem lúpus ou epilepsia de carência de 12 meses de filiação ao INSS para receberem a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença. Mais de cinco milhões de pessoas serão beneficiadas se derrubarmos o veto do lúpus. É uma situação justa. Por isso, faço um apelo.

    Temos ainda o Veto n° 5, que trata de medida de proteção aos entregadores de aplicativos. Também precisaria ser rejeitado.

    Sr. Presidente, termino reiterando o meu apelo ao Congresso para a derrubada desses vetos que aqui citei.

    Obrigado. Vamos para a pauta de hoje e, com certeza, avançaremos para atender as demandas da sociedade brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2022 - Página 13