Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 23/03/2022
Fala da Presidência durante a 22ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Abertura de Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas, em comemoração aos 20 anos do Prêmio.
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mulheres:
- Abertura de Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas, em comemoração aos 20 anos do Prêmio.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/03/2022 - Página 12
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, DIPLOMA, BERTHA LUTZ, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PREMIO, MULHER, DESTINAÇÃO, ATIVIDADE, FAVORECIMENTO, EQUIDADE, GENERO, APROVAÇÃO, LEGISLAÇÃO, DIREITOS POLITICOS, VOTO.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG. Fala da Presidência.) - Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente sessão é destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas em comemoração aos 20 anos do prêmio.
Instituído em 2001 pelo Senado Federal, o Diploma Bertha Lutz foi criado para agraciar pessoas que contribuíram na defesa dos direitos da mulher e da equidade de gênero no Brasil. A premiação recebe o nome da líder feminista Bertha Lutz, que foi Deputada Federal e se empenhou pela aprovação da legislação que deu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.
Em 2022, serão agraciadas com o Diploma Bertha Lutz 21 mulheres que se destacam pela defesa dos direitos femininos e fazem a diferença na sociedade brasileira.
Entre as agraciadas, uma é homenageada in memoriam, a Sra. Wilma de Faria, como forma de agradecimento ao incansável trabalho que resultou em uma sociedade brasileira mais plural e moderna.
Esta sessão terá ainda uma homenagem especial à Sra. Maria da Penha.
Convido para compor a mesa a Ministra-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, S. Exa. a Ministra Flávia Arruda. Convido também a Líder da Bancada Feminina no Senado Federal, a Senadora Eliziane Gama; e a Procuradora Especial da Mulher no Senado, a Senadora Leila Barros. (Pausa.)
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional brasileiro, que será executado pela Banda da Marinha do Brasil, a quem agradeço.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)