Discurso durante a 22ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas, em comemoração aos 20 anos do Prêmio. Homenagem à Sra. Andrea Gadelha.

Autor
Nilda Gondim (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ozanilda Gondim Vital do Rego
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas, em comemoração aos 20 anos do Prêmio. Homenagem à Sra. Andrea Gadelha.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2022 - Página 29
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, DIPLOMA, BERTHA LUTZ, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PREMIO, DESTINAÇÃO, ATIVIDADE, FAVORECIMENTO, EQUIDADE, GENERO, MULHER.
  • HOMENAGEM, MEDICO, MULHER, ESTADO DA PARAIBA (PB), ATUAÇÃO, COMBATE, TRATAMENTO MEDICO, SAUDE, CANCER, CRIANÇA, ADOLESCENTE.

    A SRA. NILDA GONDIM (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB. Para discursar.) – Sras. Senadoras, Srs. Senadores, senhoras homenageadas, neste dia tão importante, com esse Prêmio Bertha Lutz, que é o mais importante do Senado, eu quero dizer um pouquinho da história da nossa agraciada Andrea Gadelha.

    Andrea Gadelha, nossa médica paraibana, é natural de João Pessoa, Paraíba, filha de João Nóbrega de Figueiredo e Sulene Pinto Gadelha Nóbrega.

    Médica oncologista e paliativista, Andrea Gadelha é uma mulher que não se conformou com a dura realidade enfrentada por crianças e adolescentes pobres acometidas por câncer e resolveu agir para mitigar o sofrimento desses jovens e de suas famílias.

    A homenageada é fundadora e Diretora-Presidente da associação de combate ao câncer infantojuvenil Donos do Amanhã, com sede em João Pessoa. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que auxilia crianças e adolescentes com câncer, em tratamento em João Pessoa, oferecendo alimentação, local para descanso, cestas básicas, orientações, cuidados e o necessário carinho e acolhimento a esses pacientes.

    A Sra. Andrea Gadelha nos orgulha – a mim e a todos os paraibanos – e agora, com os holofotes direcionados ao seu belíssimo serviço, orgulhará todo o Brasil. Em nome do povo da Paraíba, muito obrigada!

    O Sr. Presidente não está presente, mas a nossa Líder o representa, como também a Ministra Flávia Arruda e a nossa querida Simone Tebet – querida mesmo.

    Na figura de Andrea Gadelha, quero parabenizar todas as agraciadas com o Prêmio Bertha Lutz, que, com o seu serviço e com os seus exemplos, certamente inspirarão novas gerações de brasileiras a continuarem a luta pela emancipação feminina e por um Brasil mais justo e mais igualitário para todas.

    Muitíssimo obrigada, minha Líder.

    Desculpe-me, omiti a nossa queridíssima Rose de Freitas. Desculpe-me, Rose. Na hora, eu não a vi aí. Rose, desculpe-me.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2022 - Página 29