Pela ordem durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca da implementação de uma nova tecnologia no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, com apoio do ICMBio e do Ibama, a qual permitirá uma rápida detecção de eventuais focos de incêndio na região.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Meio Ambiente:
  • Comentário acerca da implementação de uma nova tecnologia no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, com apoio do ICMBio e do Ibama, a qual permitirá uma rápida detecção de eventuais focos de incêndio na região.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2022 - Página 76
Assunto
Meio Ambiente
Indexação
  • COMENTARIO, IMPLEMENTAÇÃO, TECNOLOGIA, IDENTIFICAÇÃO, INCENDIO, PARQUE NACIONAL DO PANTANAL MATO-GROSSENSE, APOIO, PARCERIA, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA).

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, é importante esse registro.

    Lá no meu estado, há o Instituto Homem Pantaneiro, muito bem liderado pelo Coronel Rabelo. Firmou uma exitosa parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que, sob a presidência do Coronel Marcos de Castro Simanovic, liberou um helicóptero para atuar na região da Serra do Amolar para implementar uma das tecnologias mais modernas do mundo na detecção de focos de calor, protegendo não só a Serra do Amolar, que fica lá no Pantanal, mas também todo o Parque Nacional.

    Trata-se de uma tecnologia nova que representa um avanço significativo em uma região importantíssima para o Pantanal e deve prevenir, de forma eficaz, tristes momentos que nos fazem recordar o maior incêndio da história do bioma. Os novos equipamentos vão emitir sinais de alerta em caso de suspeita de focos de incêndio. Nós saímos da dependência da imagem de satélite, que pode demorar até seis horas, para uma detecção de apenas três minutos, Senadora Zenaide, o que permitirá uma abordagem mais rápida e assertiva da Brigada Alto Pantanal.

    A instalação dos novos equipamentos de monitoramento conta com o apoio de importantes parceiros, como é o caso do ICMBio e do Ibama – aos quais somos gratos pela parceria – e demonstrados avanços no serviço da preservação do nosso bioma Pantanal.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2022 - Página 76